Mais de 30% dos brasileiros sofreram algum tipo de golpe financeiro ou bancário em 2022, sendo 46,5% deles clonagem de cartão; 21%, golpe digital; 20,5%, vazamento de dados; e 11,5%, fraude. A informação é da Cadarn Consultoria em parceria com a idwall que entrevistou 2,1 mil pessoas para analisar 23 bancos digitais e tradicionais, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023.

O método de autenticação que os correntistas mais têm sensação de segurança é a biometria (78%). Aquele que gera menos sensação de segurança para os usuários é o envio de documentos (12,5%). E aquele que os consumidores consideram mais fácil é a digital (39%) e a mais difícil, vídeo (5%).

Atendimento

A plataforma de atendimento mais utilizada pelos usuários é o WhatsApp, apontado por 60% dos entrevistados. E-mail aparece na sequência com 16%, seguido por telefone (15%) e chatbot (3,5%). “O uso do Whatsapp apresenta uma ótima oportunidade de atendimento ao cliente em condições de maior comodidade, mas também representa uma nova janela para fraudes, demandando um protocolo de segurança para autenticar a identidade do consumidor nos canais alternativos de comunicação”, informou trecho da análise.

 

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