O Brasil passou de 1 bilhão de contas correntes em 2022, segundo estudo feito pela Cadarn Consultoria em parceria com a idwall. Divulgado nesta sexta-feira, 31, o estudo contou com 2,1 mil participantes que avaliaram 23 instituições financeiras entre novembro de 2022 e janeiro de 2023.

A média de conta que cada brasileiro possuía no final do último ano foi de 5,4, um aumento de 1,,1 contra 4,3 contas em 2021. Algo que a idwall atribuiu ao incremento a variedade de opções com o desenvolvimento do Banking as a Service (BaaS) no País.

Nota-se também um crescimento entre os consumidores que usam ao mesmo tempo bancos digitais e tradicionais, 72,8%, um crescimento de 8,2 p.p. contra 64,6% de 2021. Entre aqueles que usam apenas digital banks, o incremento foi de 0,5 p.p, de 13% para 13,5%. Por sua vez, o percentual de clientes de bancos tradicionais caiu de 22,4% para 13,7%, um recuo de 8,7 p.p.

Contudo a distribuição dos clientes que preferem ter o banco tradicional como principal segue em alta (54,5%), mas com queda de 7,5 p.p., ante 62% de um ano antes. Por sua vez, os clientes que usam os bancos digitais para centralizar suas vidas financeiras saltaram de 38% para 45,5%, aumento de 7 p.p.

Vale dizer que apenas 23% dos consumidores fecharam conta no período da análise, a maioria por falta de utilização (21,5%).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!