O app de edição de vídeos CapCut (Android, iOS) acumula 800 milhões de instalações globais em sua história, mas em usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) ainda está longe do primo TikTok (Android, iOS), que tem mais de 1 bilhão, segundo dados da Sensor Tower enviados com exclusividade para Mobile Time nesta sexta-feira, 31. Os dois apps foram criados pela mesma empresa, a ByteDance.
De acordo com a empresa de análise de mercado, o app de edição de imagens teve 511 milhões de downloads apenas em 2022. A metade dessas instalações foram feitas por usuários da Ásia-Pacifico (52%), seguidos por América Latina (19%) e Europa (13%) e Estados Unidos (7%).
Segundo Abe Yousef, analista sênior de insights na Sensor Tower, em MAUs, os apps da ByteDance paralelos ao TikTok não têm o mesmo impacto do app principal: “Os nossos dados do mês de março indicam que o TikTok passou de 1 bilhão de usuários ativos por mês, enquanto o CapCut teve 304 milhões e o app de música Resso (Android, iOS), 56 milhões de MAUs”, disse.
Ainda assim, o executivo explicou que o CapCut cresceu 33% em MAUs na comparação com março de 2022, e 125% em relação ao mesmo período em 2021. Vale dizer que o TikTok superou a marca de 1 bilhão de MAUs em setembro de 2021.
EUA
Nos Estados Unidos, embora o Congresso e o poder executivo sigam sinalizando com a possibilidade de bloqueio do app principal da Bytedance, Youssef relatou que o CapCut está ganhando momento. Um exemplo é que o aplicativo tem variado entre os três mais baixados da loja App Store dos EUA desde o começo de 2023. “Nos dados da Sensor Tower, o CapCut foi instalado mais de 25 milhões de vezes nos EUA em 2022, um incremento de 42% ano contra ano”, concluiu.