O IBC (Índice Brasileiro de Conectividade), que avalia o cenário de infraestrutura, competição e acesso à internet pela rede móvel e fixa de 0 a 100, deixa 2.424 mil municípios do país abaixo de 50. Os resultados fazem parte de levantamento referente a 2024, divulgados pela Anatel nesta segunda-feira, 31.
Outros 2.428 municipios ficaram no patamar entre 50 e 70 de IBC. Na casa dos 70 estão 627 localidades, e nos índices acima de 80, apenas 91 municípios.
O lugar com menor IBC do país é Uiramutã (RR), com 9,81. Os indicadores analisados por lá mostram que não há fibra e a cobertura móvel (4G ou superior) é de 0,06%. Há cerca de 13,7 mil habitantes na localidade, conforme dados do IBGE, sendo 96% declarados indígenas.
Também estão entre os índices de conectividade mais baixos do país os municípios rurais de Chaves (PA), com 20,7 mil habitantes e IBC de 10,81; seguido de Fernando Falcão (MA), com 10, 8 mil habitantes e nota 12,16. Em todos eles, o resultado é influenciado por dados coletados pela associação ConectarAgro.
Um dos estados com mais quantidade de municípios com menor IBC é Roraima, que ocupa o último lugar no ranking estadual. Veja abaixo os últimos colocados a nível municipal:
Já entre os melhores índices do país estão os municípios de Xangri-lá (RS), com 94, 57, seguido de Armação de Búzios (RJ), com 94,01 e Gramado (RS), com 91,51. Veja abaixo:
IBC
O IBC é calculado pela Anatel desde 2017, mas neste ano passa a considerar uma nova metodologia que visa, segundo a agência, dar mais precisão. Entre as novidades está a inclusão de dados de produtores rurais. O resultado avaliado de 0 a 100 é uma média da composição das seguintes variáveis:
- Densidade de acessos de telefonia móvel: número de acessos de tipo padrão de telefonia móvel 4G e 5G dividida pela população;
- Densidade de acessos de banda larga fixa: número de acessos de banda larga fixa do tipo internet de velocidade superior a 100 Mbps dividida pela população;
- Percentual da população coberta pelo sinal de telefonia móvel 4G ou superior;
- Adensamento de estações: quantidade de estações rádio base (ERB) por 10 mil habitantes;
- Existência de backhaul de fibra ótica nos municípios;
- Grau de competitividade de banda larga fixa, medido pelo inverso do índice de Herfindahl–Hirschman (HHI);
- Grau de competitividade de telefonia móvel, medido pelo inverso do índice de Herfindahl–Hirschman (HHI); e
- Percentual de cobertura móvel em áreas passíveis de uso agrícola.
Imagem principal: ilustração gerada com IA pelo Mobile Time