A Protect Call, solução da DMA para bloqueio automático de chamadas telefônicas de golpes financeiros, foi turbinada com o uso de inteligência artificial e conseguiu aumentar em mais de 100 vezes o volume de chamadas que bloqueia por mês no Brasil. Em outubro do ano passado, antes de usar IA, a solução impediu 47,7 mil chamadas fraudulentas. Em dezembro, já com o recurso de IA rodando, o número saltou para 5,6 milhões. E em março deste ano alcançou 8,8 milhões.
Originalmente, a Protect Call bloqueava apenas ligações recebidas de números usados por fraudadores a partir de uma lista fornecida pelas instituições financeiras e outras empresas que utilizam a solução. Mas o aprendizado ao longo dos meses permitiu que a DMA desenvolvesse por conta própria um algoritmo capaz de identificar com alto grau de precisão se um determinado número telefônico está se comportando como um golpista – antes mesmo de os bancos perceberem.
“Criamos um algoritmo proprietário de IA com a nossa expertise e começamos a antecipar quem são os golpistas. Não precisamos mais só receber a lista de números dos bancos. E passamos a avisar a nossa comunidade de clientes”, relata Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA, em conversa com Mobile Time.
Vários critérios são levados em conta pelo algoritmo para identificar o número de um golpista, desde o volume de chamadas geradas, até a região de origem da chamada etc. São também checadas bases complementares da Anatel, do Reclama Aqui e das operadoras de telefonia. Até a API de SIM Swap do Open Gateway contribui.
“Quando não temos certeza, fazemos uma pesquisa com o consumidor, e isso retroalimenta o sistema. E sempre tem um humano verificando os novos números indicados como golpistas”, explica a executiva.
Balanço de um ano da Protect Call
Atualmente, a plataforma Protect Call analisa 10 milhões de chamadas por dia. Desse total, cerca de 3 milhões são classificadas como suspeitas e 400 mil, efetivamente bloqueadas. Diariamente, 800 terminais são apontados como suspeitos de disparar chamadas de golpes.
Desde que entrou em operação, um ano atrás, a Protect Call já bloqueou 30 milhões de chamadas telefônicas de golpes e protegeu 26 milhões de brasileiros. Em média, uma em cada 30 chamadas telefônicas analisadas é de golpe.
Entre as empresas que utilizam o Protect Call estão Banco do Brasil, Itaú, C6, Banco Pan, Santander, Bradesco, Porto Seguro e Claro.

Exemplo de mensagem que aparece na tela do smartphone quando a chamada é bloqueada pela Protect Call
A ilustração no topo da matéria foi produzida por Mobile Time com IA