A Visa anunciou nesta segunda-feira, 31, uma parceria com a Embratur com três metas: pesquisa de mercado; análise transacional de cinco datas sazonais; e acesso à tecnologia Visa Destination Insights. A proposta é conhecer melhor o turismo internacional no Brasil por meio da consolidação e ampliação da base de informações sobre o comportamento dos visitantes estrangeiros.
Com isso, a Embratur poderá desenvolver políticas públicas direcionadas ao setor e promover campanhas promocionais mais assertivas. Os dados coletados também poderão ser usados pelo setor privado.
Pesquisa de mercado
A Pesquisa Viajantes Estrangeiros prevê a coleta de dados de uma amostra de 4 mil turistas de diferentes nacionalidades. O estudo vai analisar seus hábitos de consumo, motivos da visita, meios de transporte, hospedagem, destinos mais frequentados, avaliação da infraestrutura turística e nível de satisfação. Serão levantados também dados socioeconômicos e padrões de gastos e tempo de permanência.
Análise transacional
A proposta é detectar padrões de consumo, sazonalidades, preferências e tendências por meio das transações feitas a partir das credenciais Visa. O estudo vai mapear variações no comportamento dos turistas estrangeiros em cinco datas sazonais estratégicas.
Acesso à tecnologia Visa Destination Insights
A Embratur poderá utilizar o Visa Destination Insights, plataforma que analisa os dados de turismo internacional. A partir da tecnologia, será possível realizar estudos customizados para possíveis políticas públicas voltadas ao turismo.