1,4 bilhão de celulares serão distribuídos ao varejo mundial este ano, o que representará uma queda de 2% em relação a 2018, prevê a IDC. Para primeiro semestre deste ano, a expectativa do recuo é mais acentuada, 5,5% ante o primeiro semestre de 2018. Contudo, a IDC acredita que haverá um leve aumento de 1,4% no envio de smartphones ao varejo no segundo semestre de 2019, puxado pelas vendas de devices no mercado indiano, entrada de dispositivos premium mais baratos e aceleração das redes com 5G.

Porém, os smartphones com 5G devem responder apenas por 0,5% em 2019. A IDC ainda ressaltou que a grande incerteza que pode mudar o desenvolvimento do mercado é a disputa comercial entre Estados Unidos e China.

Expectativa no mercado de smartphones por plataforma em 2019
Platforma2019 envio em milhão*2019 Market Share*Crescimento ano a ano*
Android1,19186,7%0,10%
iOS183,513,3%-12,10%
Outros0,10%-89,80%
Total1,375100%-1,90%

iPhone x Android

A principal queda em vendas ao varejo será de smartphones da Apple. A IDC prevê um recuo de 12% no envio de handsets, com 183,5 milhões de iPhones distribuídos, equivalente a 13,3% de market share. Por outro lado, o Android terá leve aumento do market share, de 85% para 86,7%, com 1,2 bilhão de dispositivos.

Os analistas da empresa não acreditam que o fato de a Apple não lançar um smartphone com 5G atrapalhará suas receitas. Por outro lado, a companhia aponta um movimento importante da fabricante para o aumento das receitas com o início das vendas de seus iPhones recondicionados.

Vestíveis

Já sobre vestíveis, a IDC analisou os envios ao longo do primeiro trimestre de 2019. A empresa de pesquisas indica um crescimento de 55% na comparação ano a ano, de 32 milhões para 49,6 milhões no mercado global. A Apple lidera o segmento com 13 milhões de wearables, um crescimento de 50% e market share de 26%, na comparação ano a ano. O movimento foi puxado pelas vendas do Apple Watch Série 4.

A Xiaomi aparece em segundo lugar, com um aumento de 68% no envio de dispositivos, de 3,9 milhões para 6,6 milhões, com um market share de 13,3%. A fabricante chinesa teve um incremento graças à boa performance da sua pulseira inteligente Mi Band.

Envolvida em um imbróglio comercial com os Estados Unidos, a Huawei foi a companhia que teve melhor performance no segmento, um aumento de 282% com 5 milhões de wearables enviados no primeiro trimestre de 2019, ante 1,3 milhão um ano antes. Com uma fatia de mercado de 10% (aumento de 6 pontos percentuais), o recente sucesso da chinesa está relacionado às vendas combinadas de smartphones com vestíveis.

Outra empresa com bom desempenho foi a Samsung. A fabricante sul-coreana aumentou em 151,5% o volume de wearables enviados ao varejo, passando de 1,7 milhão para 4,3 milhões de unidades. A venda do novo smartphones Galaxy S10 com wearables e o incremento das comercializações de fones da marca JBL ajudaram a colocar a Samsung na quarta posição do mercado com 8,7% de market share.

Por fim, a Fitbit enviou 2,9 milhões de dispositivos ao mercado global, um incremento de 36% ante 2,3 milhões o primeiro trimestre de 2018. Contudo, o crescimento dos outros players e apostas da companhia nos segmentos de saúde e corporativo a colocaram na quinta posição no mercado com 6% de share – queda de 0.9 ponto percentual.

Envio de wearables  no 1T19- Geral
Empresa1T19 envio de wearables (em milhões)1T19 Market Share1T18 envios (em milhões)1T18 Market ShareCrescimento ano a ano
1. Apple12,825,80%8,626,80%49,50%
2. Xiaomi6,613,30%3,912,30%68,20%
3. Huawei510,00%1,34,10%282,20%
4. Samsung4,38,70%1,75,30%151,60%
5. Fitbit2,95,90%2,26,80%35,70%
Outros1836,30%14,344,80%26,00%
Total49,6100,00%31,9100,00%55,20%

 

 

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