O Grupo RCN de Comunicação, do Mato Grosso do Sul, implementou um chatbot que funciona no WhatsApp (Android, iOS) oficial das emissoras de rádio da rede. Por meio dele, os ouvintes podem pedir músicas, participar de promoções e fazer denúncias para a equipe de jornalismo.
Com a interação, o grupo de comunicação consegue colher dados da audiência, que são usados pela equipe comercial na comercialização de promoções. Isso inclui informações sobre engajamento, que podem levar anunciantes a comprarem com mais recorrência. A solução dispõe de um painel com métricas de conversão, custos e performance.
O departamento artístico das emissoras também usa o chatbot para se comunicar com os ouvintes de forma mais assertiva. É possível, por exemplo, adicionar tags que identificam os interesses dos ouvintes e enviar notícias para grupos segmentados de pessoas, aumentando o engajamento com o conteúdo.
Participam da iniciativa as emissoras CBN Campo Grande, Band FM Três Lagoas, Cultura FM Três Lagoas, Cultura FM Paranaíba, Cultura FM Aparecida do Taboado e TVC HD Canal 13.1, um canal de TV aberta.