A recente parceria entre a brasileira N1 Telecom para distribuir a tecnologia “Wi-Fi em Movimento” da sueca Icomera está de olho nos transportes públicos brasileiros. Inicialmente, eles miram o crescimento por meio da licitação da SPTrans, empresa de transportes de ônibus em São Paulo.
"A primeira licitação imediata é a da SPTrans. Eles estão regulamentando para 15 mil ônibus”, afirmou Anderson Pizzolato, CTO da N1 Telecom. "Queremos ser considerados para cada compra de Wi-Fi para ônibus no Brasil".
Acompanhado de Esbjörn Lif, gerente de vendas da Icomera para a América Latina, Pizzolato disse ao MOBILE TIME que além da SPTrans, a empresa deve vender seu produtos às empresas de transportes rodoviários. Neste caso, o contato será feito "empresa por empresa", sem licitação.
O executivo sueco aponta, por sua vez, sua companhia espera vender anualmente – após o período de testes – dez mil unidades dos roteadores M310 e M340, já homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atuando desde 2002, a Icomera possui 35 mil equipamentos em operação no mundo e três milhões de passageiros acessando a Internet por meio do equipamento todos os dias.
Estático x móvel
Quando questionado sobre a diferença do equipamento da Icomera para seus rivais que estão em shopping e aeroportos, Anderson Pizzolato indica que a tecnologia do equipamento foi criada para uso em veículos, algo que as tecnologias atuais (estáticas) não conseguem fazer.
Esbjörn Lif explica que entre as vantagens do Wi-Fi em Movimento está o mapeamento no sistema de rota, controle de uso, limite da banda de Internet, bloqueio de sites pornográficos e até monetização por meio de publicidade, algo que a prefeitura de São Paulo colocou no edital de Wi-Fi nos ônibus.
“Hoje o passageiro tem o Wi-Fi no veículo, mas não tem conexão de Internet. As soluções não atendem uma conexão mobile”, disse o executivo brasileiro. “O mais importante para o usuário não é conectar-se o Wi-Fi, mas ao externo”.