A TIM informou que 87% da sua base de assinantes (sem contar terminais de dados M2M) possuem smartphones. Isso representa aproximadamente 45 milhões de usuários com smartphones e 6,7 milhões com feature phones – a operadora conta ainda com 3,3 milhões de terminais de dados M2M com linhas móveis. Em 12 meses, a TIM registrou um aumento de 2,9 pontos percentuais na participação de smartphones sobre a sua base total (excluindo terminais de dados M2M).
A base de usuários com aparelhos 4G na TIM, por sua vez, cresceu 16% no mesmo intervalo, alcançando agora 36,3 milhões de linhas, ou 71% do total. Trata-se de um aumento de 2,8 pontos percentuais em um ano.
A TIM encerrou o segundo trimestre com 55 milhões de linhas em serviço, incluindo 3,3 milhões instaladas em máquinas (M2M). Seu crescimento em um ano foi de 2,8%, puxado pelo segmento pós-pago, que adicionou 2,2 milhões de linhas, chegando a 21,3 milhões, ou 38,8% do total, o que representa um ganho de 5,1 pontos percentuais.
A base pré-paga, por sua vez, perdeu 3,8 milhões de linhas em 12 meses, e agora conta com 33,6 milhões. Por outro lado, no pré-pago, a receita média mensal por usuário (ARPU, na sigla em inglês) cresceu 2,9%, atingindo R$ 11,6, enquanto no pós-pago caiu 1,9%, para R$ 42,8 (sem contar M2M).
Os dados fazem parte do balanço financeiro da TIM referente ao segundo trimestre de 2019.