Em audiência pública no Senado federal, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, afirmou que a agência espera que, nos próximos 20 anos, mais de R$ 147 bilhões de investimentos sejam realizados na infraestrutura de conectividade digital no Brasil.

Euler participou de uma sessão promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), na última segunda-feira, 30. Segundo ele, os investimentos serão decorrentes da atratividade das faixas do 5G, além daqueles demandados como contrapartida. A informação foi fornecida a partir de questionamentos do senador Chico Rodrigues (DEM/RR). “A Anatel tem que especificar esses investimentos das empresas – não se trata apenas de selecionar os compromissos prioritários e sim prever investimentos realizados voluntariamente. As empresas vão cumprir obrigações naturais, mas precisamos ter absoluta segurança de que todo o espaço territorial brasileiro será beneficiado”, afirmou.

Os parlamentares que estavam da sessão cobraram ainda que o leilão de 5G, previsto para outubro deste ano, traga consigo investimentos na área de educação. O pedido foi reforçado pelos senadores Izalci Lucas (PSDB/DF) e Zenaide Maia (Pros/RN). “Para mim é um desafio falar deste assunto (educação), mas não adianta falar em construção de mais escolas. O ensino a distância será aprimorado (com o 5G), além da educação profissionalizante”, defendeu Euler.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!