A entrada do 5G pode ajudar no desenvolvimento da indústria 4.0, segundo Eduardo Falotico, diretor de engenharia de manufatura e engenharia de body systems na GM. Mas para a quinta geração das redes celulares chegar nas unidades fabris, o executivo acredita que é preciso aguardar pelo “momento certo”.
“Quando estiver no momento certo, a tecnologia vai ajudar em todo processo (da indústria 4.0). O 5G melhora a nossa comunicação com os equipamentos em tempo real. Então, a tomada de decisão, com processos otimizados, com mais qualidade, será cada vez mais rápida”, disse.
Indústria 4.0
Membro do Future Board do MetaIndústria, o diretor da montadora afirmou que o mundo da GM está unido ao projeto que é capitaneado por ABDI e SPI. Isso acontece devido ao histórico de sua companhia em inovação na indústria e por grande parte dos participantes serem seus parceiros de forma direta e indireta. O diretor da montadora afirmou que a sua participação como membro do conselho busca guiar as provas de conceito e transformar essas aplicações para um “uso mais prático” na indústria brasileira.
*O jornalista viajou a convite da ABDI