A Caixa lançou o Caixa Tem (Android), um aplicativo voltado para os seus clientes de baixa renda, com foco na gestão de benefícios sociais. Através dele, o cidadão consegue consultar informações referentes ao seu FGTS, Bolsa Família, Seguro Desemprego, NIS e PIS/Abono Salarial. E quem tem conta no banco pode também realizar pagamentos e transferências de até R$ 250 por transação e de até R$ 1 mil por dia. Para acessar, basta informar o CPF e preencher um cadastro com alguns dados pessoais.

Menu inicial do Caixa Tem. O microfone embaixo serve para o usuário falar comandos de voz
O banco tomou alguns cuidados importantes no desenvolvimento do app para atender a necessidades do seu público-alvo. O primeiro deles é o tamanho do app: ele ocupa apenas 2,8 MB de memória, viabilizando a sua instalação em smartphones de entrada.
Outro cuidado foi a adoção de uma interface conversacional. Ao clicar em um dos cinco serviços disponíveis no menu inicial, o usuário é levado para uma tela similar àquela de um app de mensageria. Dali em diante, a interação é no formato de uma conversa, mas guiada por botões com as opções de resposta – o usuário não precisa escrever.
Por fim, merece destaque a preocupação com a acessibilidade para pessoas que não sabem ler. No menu de abertura, há um símbolo de microfone para o usuário clicar e falar o serviço que deseja. Depois, na tela em formato de bate-papo, cada mensagem é acompanhada de um símbolo de alto-falante: se clicar nele, o usuário escuta o que está escrito.
O app Caixa Tem está disponível em sua versão beta para 10 mil pessoas, informa o banco.