A OpenAI lançou oficialmente o seu motor de busca na web nesta quinta-feira, 31. Batizado como ChatGPT Search, o serviço funciona dentro do ChatGPT e tem como intuito fazer a procura de informações na web com base na pergunta do usuário, mas com interface de linguagem natural.
Ou seja, a companhia pretende entregar um resultado de busca mais conversacional, fluido e natural para o internauta. Isso inclui informações mais contextualizadas em clima, ações, esportes, notícias e mapas que podem ser feitas por meio do site chatgpt.com, os aplicativos do ChatGPT (Android, iOS, Mac, Windows).
Os resultados ainda trazem links para a pessoa ir direto para o resultado da busca, como em blogs e notícias. A solução foi feita com o grande modelo de linguagem (LLM) GPT-4o em ajuste fino e modelos de destilação do o1-preview.
Apresentado previamente em julho com o então nome provisório SearchGPT, o motor de busca da OpenAI tem como parceiros de mídia que trabalharam no desenvolvimento da solução:
- Associated Press; Axel Springer; Condé Nast; Dotdash Meredith; Financial Times; GEDI; Hearst; Le Monde; News Corp; Prisa (El País); Reuters; The Atlantic; Time; Vox Media.
Disponibilidade do ChatGPT Search
Inicialmente, o serviço está disponível a partir desta quinta-feira para assinantes do ChatGPT Plus e Team, além de usuários que estavam na lista de espera do SearchGPT. O Mobile Time testou e confirmou que a solução já pode ser usada pelos usuários pagantes no Brasil em português.
Nas próximas semanas, os usuários do OpenAI Enterprise e Edu (education) terão acesso à tecnologia. O lançamento para quem utiliza o ChatGPT gratuito será nos próximos meses.
Próximos capítulos
Além do cronograma de lançamento, a companhia informou que pretende colocar o modelo de linguagem do GPT-o1 para respostas mais profundas e contextualizadas. Assim como o Advanced Voice e o Canvas também devem ser inseridos no futuro na experiência de pesquisa. Essas soluções também funcionarão para usuários não pagantes do ChatGPT e que não fazem login na plataforma.
Imagem principal: Tela de entrada do ChatGPT Search (divulgação)