A Ericsson apresentou nesta quinta-feira, 31, uma suíte de software com inteligência para equipamentos de redes autônomas em 5G Advanced (ou 5G+), a evolução das redes celulares de quinta geração. Ao todo são sete programas desenvolvidos para operadoras construírem redes programáveis por meio de IA, automação e arquitetura aberta de rede.
Os novos produtos são focados em gerar receita, reduzir custos e consumo de energia, além de melhorar a experiência de empresas e consumidores.
Entre as sete soluções estão:
- Automação de rede em tempo real;
- Posicionamento externo para oferta de serviços baseados em localização com ou sem GPS (apenas para 5G SA);
- Apoio aos serviços de missão crítica (ex.: defesa, saúde, transportes) que precisam de necessidade específica de redes;
- Conectividade diferenciada no RAN para garantir entrega (SLA) em diferentes tipos de aplicações;
- Eficiência e gestão de energia e melhoria de desempenho da bateria de terminais (smartphones, vestíveis e óculos VR/AR, por exemplo) como recursos inteligentes de redes;
- Melhorias no design de rede.
Esses equipamentos estão em um tripé tecnológico com IA no RAN, que se adapta/consciente à necessidade de serviços redes orientadas por intenções/objetivos. Esses softwares funcionam em compatibilidade com OpenRAN, Cloud RAN e RAN específico, além de se basear em RedCap e Critical IoT que são lançamentos anteriores no rol 5G Advanced.
De acordo com a fornecedora, a suíte estará disponível entre o terceiro trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025 como assinatura de software (leia-se SaaS).
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time