A Apple apresentou uma queda de 2% no lucro líquido e alcançou US$ 93 bilhões no terceiro trimestre de 2024, ante US$ 97 bilhões de um ano antes. Segundo dados do relatório financeiro divulgado nesta quinta-feira, 31, o recuo foi puxado por:

  • Aumento dos gastos operacionais;
  • Queda de receita em algumas categorias de produtos, como vestíveis e tablets;
  • Diminuição da receita da companhia no mercado chinês.

Os gastos com a operação da companhia foram de US$ 57 bilhões, um aumento de 3,5% contra US$ 55 bilhões do terceiro trimestre de 2023. O lucro operacional foi de US$ 123 bilhões, uma alta de 8% contra US$ 114 bilhões do mesmo período um ano antes.

A receita total de vendas cresceu 2%, de US$ 383 bilhões para US$ 391 bilhões, na comparação ano a ano. Mas, ao separar as duas principais categorias, o resultado mostra um recuo (-1,5%) na venda de produtos, de US$ 298 bilhões para US$ 294 bilhões; enquanto a divisão de serviços cresceu 13%, de US$ 85 bilhões para US$ 96 bilhões.

Atualmente, a receita de produtos responde por 75% do total do faturamento da fabricante e serviços, pelos outros 25%.

Receita da Apple por produto

O iPhone foi o equipamento com maior faturamento no terceiro trimestre de 2024, US$ 201 bilhões, uma alta de 0,5% contra US$ 200 bilhões de um ano antes. Os computadores Mac também tiveram ligeiro incremento de 3,5% na receita, de US$ 29 bilhões para US$ 30 bilhões.

Por sua vez, a venda de iPads caiu 5%, de US$ 28 bilhões para US$ 26,5 bilhões. E a divisão que compõe as vendas de wearables, IoT doméstico e acessórios teve queda de 7,5%, de US$ 40 bilhões para US$ 37 bilhões.

Na divisão, os iPhones respondem por 68% da receita; wearables, IoT e acessórios, 13%; Mac tem 10% e iPad, 9%.

Faturamento por região

A Apple nas América teve um crescimento de 5% na receita, de US$ 162 bilhões para US$ 167 bilhões. Por sua vez, a Europa cresceu 7,5%, de US$ 94 bilhões para US$ 101 bilhões. A única queda por região foi na China (-7,5%), de US$ 72,5 bilhões para US$ 67 bilhões. Japão teve um incremento de 4%, de US$ 24 bilhões para US$ 25 bilhões. O restante da Ásia-Pacífico teve aumento de 5%, de US$ 29 bilhões para 30,5 bilhões.

Ao final do terceiro trimestre de 2024, 43% da receita da Apple veio das Américas, Europa possui 26%, China tem 17%, Ásia-Pacífico, 8% e Japão, 6%.

Imagem principal: Tim Cook, CEO da Apple, durante o recente lançamento dos iPhones 16 (YouTube/Apple)