Desde 2014, Mobile Time produz pesquisas e levantamentos de mercado sobre tecnologia móvel, sempre publicados na forma de relatórios digitais com download gratuito para o público.
As pesquisas sobre o comportamento de tecnologias digitais pelo brasileiro são feitas em parceria com a Opinion Box. Elas têm validade estatística – sua amostra de respondentes respeita a proporção por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica da população brasileira.
A partir de 2026, as pesquisas com a Opinion Box são agrupadas em dois grandes relatórios. Super Panorama Mobile Time/Opinion Box – Apps, mensageria, IA generativa será publicado em junho. E Super Panorama Mobile Time/Opinion Box – m-commerce, m-payment, autenticação digital, handsets será publicado em dezembro.
Por sua vez, os levantamentos de mercado partem da coleta de dados junto a empresas. São feitos dois por ano: Mapa de Redes Celulares Privativas no Brasil e Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, previstos para julho e outubro, respectivamente.
Quer expor sua marca com uma página de anúncio em nossos relatórios?
Quer ter acesso às tabelas com os resultados brutos?
Quer encomendar uma nova pesquisa?
Fale com a nossa diretora comercial: [email protected]
Identificação e autenticação digitais no Brasil - Novembro de 2025
- NOVO: Inclusão do recebimento de código por WhatsApp na lista de meios de autenticação digital pesquisados.
- Proporção de brasileiros que foram vítimas do golpe da falsa central telefônica
- Proporção de brasileiros que foram vítimas do golpe do pedido de Pix no WhatsApp
- IPSU Brasil - Índice de Percepção de Segurança e Usabilidade por meio de autenticação pelo consumidor brasileiro
- Proporção de brasileiros com documentos digitais em seus smartphones (CNH, RG, título de eleitor e carteira de vacinação)
- Monitoramento de como os brasileiros gerenciam suas senhas de serviços digitais.
- Proporção de internautas brasileiros que já usaram diferentes técnicas de autenticação biométrica (leitura de digital, reconhecimento facial, escaneamento de íris etc).
- Percepção dos brasileiros quanto à segurança e à conveniência de cada diferente técnica de biometria digital.
- Grau de confiança dos brasileiros quanto à gestão de seus dados pessoais por diferentes instituições (bancos, seguradoras, operadoras de telefonia, governo, redes sociais etc).
Nesta edição foram entrevistados 2.003 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone.
Histórico de edições
A homescreen do smartphone brasileiro ao longo dos anos
Neste gráfico, apresentamos os 20 apps com maior presença na tela principal (homescreen) do smartphone brasileiro no período entre 2015 e 2025, de acordo com os relatórios da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.
Em todas as edições, a pergunta foi sempre a mesma: 'Liste quais apps que você baixou aparecem na tela principal do seu smartphone hoje. Considere como tela principal aquela que aparece logo depois de ligar o smartphone.'
Todas as edições da pesquisa têm validade estatística com abrangência nacional, com amostras girando em torno de 2 mil respondentes.
Os apps estão organizados por ano, e em ordem decrescente, a partir do canto esquerdo superior no gráfico. O percentual de cada aplicativo corresponde à proporção de smartphones brasileiros que têm esse app na sua tela principal.
Foram desconsiderados:
. Apps que costumam vir embarcados nos smartphones (ex: Google Play, App Store, Galeria, Câmera etc);
. Apps genéricos (Relógio, Calculadora, Agenda, Bíblia etc);
. HeapUp, app usado nas pesquisas da Opinion Box;
. Livelo, programa de fidelidade que tem parceria com a Opinion Box
. Google, por ser acessível de diferentes formas dentro de smartphones Android
Instruções:
1- Selecione o ano que deseja consultar, logo abaixo do título do gráfico
2- Para ver o percentual de presença na homescreen de cada aplicativo, passe o mouse por cima de cada ícone (ou toque nele, se estiver acessando de um celular)
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Panorama Mobile Time/Opinion Box na imprensa:
Fernando Paiva é fundador e editor do site de notícias Mobile Time, além de organizador dos eventos Tela Viva Móvel, Forum Mobile+ e Bots Experience Day. Nas pesquisas Panorama, é responsável pela elaboração dos questionários, análise dos dados e redação dos relatórios.
Felipe Schepers é co-fundador e COO da Opinion Box. Nas pesquisas Panorama, revisa os questionários, coordena a sua aplicação junto ao painel de respondentes, verifica os resultados e revisa os relatórios.
Mobile Time é uma plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel, composta por três frentes de atuação: jornalismo, pesquisas e eventos. Sua equipe de jornalistas especializados produz notícias, análises e relatórios sobre o mercado de tecnologia diariamente em www.mobiletime.com.br



