Desde 2014, a plataforma de conteúdo Mobile Time e a empresa de pesquisas Opinion Box realizam pesquisas periódicas sobre hábitos dos brasileiros no consumo de conteúdos e serviços móveis. Atualmente, são trabalhadas seis linhas de pesquisa:
. Uso de apps no Brasil
. Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil
. Mensageria no Brasil
. Crianças e smartphones no Brasil
. Senhas e biometria no Brasil
. O brasileiro e seu smartphone
Mobile Time é responsável pela elaboração dos questionários e Opinion Box, pela sua aplicação, através de um painel on-line. Em cada edição da pesquisa são entrevistados cerca de 2 mil brasileiros que acessam a Internet e possuem um celular, respeitando as proporções demográficas e sociais desse grupo, como sexo, idade, distribuição geográfica e renda mensal, de acordo dados do TIC Domicílios. Trata-se, portanto, de pesquisas com validade estatística e com alto grau de confiança (95%).
As análises contidas nos relatórios são de autoria de Fernando Paiva, editor do Mobile Time, jornalista com 24 anos de experiência na cobertura do setor de telecomunicações e especializado no mercado de conteúdo móvel. É organizador de diversos eventos que são referência nesse setor, como MobiXD, Super Bots Experience, MobiFinance, Mobi-ID, MPN Fóum e Fórum de Operadoras Inovadoras.
Mobile Time também produz dois relatórios anuais a partir da coleta de dados junto a empresas do setor:
. Mapa do ecossistema brasileiro de bots
. Mapa do Ecossistema Brasileiro de Redes Celulares Privativas
Para democratizar o acesso às pesquisas, os relatórios são disponibilizados gratuitamente. O projeto é viabilizado com o apoio de patrocinadores cujas marcas são expostas dentro dos relatórios, sem que isso signifique qualquer perda de independência da pesquisa. Os patrocinadores não participam da elaboração dos questionários, nem da coleta dos dados, nem da redação dos relatórios: todo o trabalho continua sendo feito de maneira autônoma e independente pela equipe editorial de Mobile Time e pela equipe de pesquisas da Opinion Box.
Eventualmente são produzidos relatórios sobre temas extras para pesquisas encomendadas por patrocinadores. Excepcionalmente nestes casos, os patrocinadores participam da elaboração dos questionários e são os proprietários dos dados brutos. As pesquisas encomendadas são identificadas como tal dentro dos seus relatórios. Um exemplo é a pesquisa sobre chamadas indesejadas, encomendada pela First Orion.
Quer encomendar uma pesquisa? Ou expor sua marca com um anúncio dentro dos relatórios? Fale com nossa diretora comercial, Patrícia Linger: [email protected]
Conheça abaixo todas as nossas linhas de pesquisa!
Neste relatório você encontrará:
- Proporção de crianças e adolescentes com smartphone próprio
- Tempo médio de uso do smartphone por dia
- Quais os apps mais populares entre crianças e adolescentes
- Principais motivos para os pais darem um smartphone para o filho(a)
- Percepção dos pais quanto ao tempo de uso de smartphone pelos filhos
- Proporção de pais que restringem o tempo de uso de smartphone dos filhos
- Proporção de pais que controlam o que os filhos veem no smartphone
- NOVO: Proporção de pais cujos filhos já sofreram cyberbullyng e como reagiram a isso
- NOVO: Proporção de pais cujos filhos já praticaram cyberbullying e como reagiram a isso
Base: 2.114 brasileiros que acessam a Internet e possuem filhos de até 16 anos.
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Panorama Mobile Time/Opinion Box na imprensa:
Fernando Paiva é fundador e editor do site de notícias Mobile Time, além de organizador dos eventos Tela Viva Móvel, Forum Mobile+ e Bots Experience Day. Nas pesquisas Panorama, é responsável pela elaboração dos questionários, análise dos dados e redação dos relatórios.
Felipe Schepers é co-fundador e COO da Opinion Box. Nas pesquisas Panorama, revisa os questionários, coordena a sua aplicação junto ao painel de respondentes, verifica os resultados e revisa os relatórios.
Mobile Time é uma plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel, composta por três frentes de atuação: jornalismo, pesquisas e eventos. Sua equipe de jornalistas especializados produz notícias, análises e relatórios sobre o mercado de tecnologia diariamente em www.mobiletime.com.br