26941

Quem visitar as principais praias do Guarujá, no litoral paulista, no próximo verão vai notar uma novidade no seu visual. Os cerca de 11 mil metros de extensão da faixa de areia das praias da Pitangueiras, Astúrias, Enseada, Guaiúba e praia do Tombo serão demarcados por setores coloridos. A cada 500 metros será erguida uma bandeira com uma cor. Entre as bandeiras, serão definidos subsetores numéricos, identificados nos carrinhos de lanche estacionados na praia, assim como em postes no calçadão e nos guarda-corpos das rampas de acesso. Ao mesmo tempo, será informado um número telefônico para o envio de mensagens via WhatsApp para uma central de atendimento do projeto, intitulado "SOSANJOS". A ideia é estimular os banhistas a alertarem sobre quaisquer problemas encontrados na praia, desde crianças perdidas até lixo acumulado, passando por afogamentos, documentos perdidos ou qualquer outra ocorrência. "Cada banhista vai se tornar um agente cidadão", diz Rui Silva, idealizador do projeto.

Na sala, cedida pela prefeitura, dois funcionários do projeto trabalharão das 7h às 19h na triagem e encaminhamento das mensagens para as autoridades pertinentes. Haverá também representantes de órgãos como guarda municipal, polícia militar e bombeiros, para que o acionamento da força responsável seja imediato.

"O Guarujá recebe 1 milhão de turistas no ano novo e no carnaval. Centenas de policiais de outras cidades vêm para cá ajudar no policiamento, mas eles não conhecem os endereços. Neste caso, a identificação com cores e números vai ajudá-los", explica Silva.

Anjos do meio ambiente

Esta não é a primeira iniciativa de Silva com projetos de utilidade pública no Guarujá. Ele criou também um sistema para a localização de crianças perdidas, que venceu o Prêmio Tela Viva Móvel m 2014, e outro de recolhimento de lixo das praias ao longo do dia com a ajuda de catadores de rua, que depois reciclam parte do material coletado. Este último projeto se chama "Anjos do meio ambiente" e está em fase de teste piloto. Com oito quartetos de catadores trabalhando simultaneamente, Silva espera que 4 mil toneladas de resíduos serão coletados das praias do Guarujá no próximo verão. Desse total, 25%, ou 1 mil toneladas, serão reciclados.