Facebook e Google são as principais redes de publicidade móvel do mundo. As duas lideram os quatro rankings mundiais elaborados pela AppsFlyer. As listas são divididas entre dois critérios de avaliação (volume de instalações e qualidade das instalações) e em dois tipos de apps (jogos e não-jogos). Nos quatro rankings mundiais, o Facebook aparece em primeiro e o Google em segundo. A AppsFlyer destaca também a rápida ascensão da Apple, concentrada no universo iOS, obviamente, e o bom desempenho do Twitter para campanhas de apps que não são jogos. No relatório completo, a AppsFlyer divulga também listas por regiões e por sistema operacional.
Na América Latina, outras duas redes de publicidade móvel registram bom desempenho na categoria de jogos: Unity Ads e AppLovin. E entre apps que não são jogos merecem destaque Digital Turbine, Mobrain, Twitter e AppLovin.
Para a elaboração do documento, a AppsFlyer monitorou ao longo do primeiro semestre 250 redes de publicidade móvel (cada uma com pelo menos 20 mil instalações atribuídas); 6 bilhões de instalações de apps; 5,5 mil apps (cada um com pelo menos menos 20 mil instalações atribuídas); e 80 bilhões de sessões. Para calcular a qualidade de uma instalação gerada a partir de uma campanha publicitária, a AppsFlyer leva em conta diversos fatores, incluindo a retenção e a média de sessões por usuário. O cálculo exclui instalações fraudulentas e é aplicada uma penalidade de acordo com o tamanho desse problema identificado em cada rede.