Com mais de 17 milhões de estudantes no mundo, a plataforma de ensino e aprendizagem Udemy (Android, iOS) registra 22% do seu tráfego oriundo de dispositivos móveis, sendo que 40% dos seus estudantes já visitaram o site pelo menos uma vez por dispositivo móvel. Em conversa com Mobile Time, o diretor da Udemy para o mercado brasileiro, Sergio Agudo, revela que, em julho deste ano, 79% dos acessos móveis à plataforma vieram de fora dos Estados Unidos.
“Temos essa visão do Vale do Silício de querer chegar a vários mercados. Nós acreditamos que a educação tem vários problemas. Na minha geração tinha que fazer vestibular, ir para uma faculdade de ponta e então entrar no mercado”, lembra o executivo. “Hoje conseguimos quebrar isso com o mobile. Você tem os cursos na plataforma e o aluno pode acessar de qualquer lugar”.
Criada em 2010, a start-up norte-americana oferece vídeos online publicados por instrutores para estudantes que buscam por novas habilidades. Os cursos são pagos e a Udemy fica com uma parcela de cada matrícula, o que pode variar entre 25%, 50% ou nada, dependendo da origem do aluno (vendas orgânicas, vendas de afiliados, vendas por cupom ou programa de parceiros externos).
“O que me faz trabalhar todo dia são histórias legais de sucesso de pessoas que voltam a estudar, como senhoras de idade. Ou instrutores que começam a ensinar e não tinham oportunidade antes. Pessoas que não têm condições de gastar com cursos caros, vêm para a nossa plataforma e percebem o ganho que tem”, completa.
Crescimento móvel no Brasil
Para o Brasil, Agudo acredita que exista um grande potencial a ser explorado pela sua plataforma, em especial no mobile. Atualmente, 11% de todo consumo de cursos no Brasil é feito via mobile, grau similar àquele registrado no México (14%) e nos EUA (17%). “Hoje, dos 55 mil cursos que temos na plataforma, 2 mil são em português. Estamos bem animados com o Brasil”, diz o executivo, acrescentando que o País é um dos mercados onde a empresa tem crescido mais rapidamente.
Dois dos três cursos mais vendidos pela Udemy no Brasil são sobre mobilidade. O mais comercializado é o Android Development Course e, na terceira posição, aparece o iOS Development Course.
Instrutor e próxima etapas
O diretor da Udemy para o Brasil ainda foi questionado sobre o uso de smartphones na gravação dos vídeos dos cursos. Ele ressaltou que mesmo com o smartphone sendo "bem avançado em recursos de som e vídeo", a empresa busca ajudar os profissionais com uma equipe de especialistas. Esses curadores servem para definir se o curso está com bom conteúdo para entrar na plataforma ou não.
“Vemos que tendo um bom smartphone, você consegue produzir o curso. Para aqueles que não conseguem, a curadoria ajuda com dicas", explica o executivo. "O legal é que dá para gravar o curso sem ter que gastar muito dinheiro. Usando só o celular ele pode criar um bom conteúdo”.
Para as próximas etapas, a plataforma deve ganhar opção com aulas apenas em áudio. Também é avaliada a oferta em chat e webinar. Além disso, busca melhorar a qualidade de vídeo e a interação nas aulas. Um dos objetivos é expandir a experiência educacional para além do curso em si. “O aluno pode interagir com o instrutor e participar de uma comunidade. A questão é enriquecer a experiência do estudante”, frisa Agudo.