Os usuários de diversos cartões de benefícios da Ticket (Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Cultura, Ticket Alimentação Natal, Ticket Alimentação RH e Ticket Restaurante RH) poderão cadastrá-los dentro do aplicativo Samsung Pay e realizar pagamentos presenciais usando o smartphone. A Ticket é a primeira empresa de benefícios a se integrar ao meio de pagamento móvel da Samsung. A entrada em operação acontecerá em breve, mas não foi fornecida uma data exata.
Em uma primeira fase, os cartões da Ticket usarão a tecnologia MST (Magnetic Secure Transmission), que simula a passagem da tarja magnética. Essa tecnologia permite que o Samsung Pay funcione em qualquer máquina com leitor de tarja magnética, incluindo pinpads antigos em supermercados e farmácias. Nesta primeira fase, o NFC não estará habilitado, mas será incluído no futuro. As transações vão requerer senha, independentemente do valor.
Por trás da parceria entre Ticket e Samsung está a tecnologia da Gemalto. A Ticket adotou a versão móvel da Pure, uma plataforma da Gemalto para a construção de um esquema de pagamento próprio compatível com o padrão EMV. E contratou também da Gemalto a solução de TSH (Trusted Service Hub), que realiza a ponte entre emissor e o meio de pagamento, neste caso, o Samsung Pay.
A Ticket soma hoje no Brasil 5 milhões de usuários de seus cartões de benefícios, que são oferecidos por 70 mil empresas a seus funcionários e são aceitos em 320 mil estabelecimentos comerciais. O Samsung Pay está disponível nos modelos de smartphone S8, S8+, S7, S7 Edge, S6 Edge Plus, Note 5, A9, A7 (2016/2017) e A5 (2016/2017), além do relógio inteligente Gear S3.
Na opinião de Sergio Muniz, diretor de vendas da Gemalto, o fato de os cartões de benefícios da Ticket serem usados diariamente por seus portadores vai ajudar a massificar e a trazer mais visibilidade para os pagamentos móveis sem contato no Brasil.