A Quaddro Treinamentos, empresa que possui cursos para o desenvolvimento de programadores e designers para mobile, espera crescer sua receita em 10% neste ano. De acordo com o diretor de vendas e marketing da empresa, Gustavo Torrente, a expectativa é menor em relação a 2016, quando aumentou 40% seu faturamento, mas ainda assim positiva ante o atual cenário econômico.
Em média, a Quaddro possui 100 alunos mensais que participam de turmas de ensino de lógica de programação, design, codificação para iOS (Swift) e Android com até nove estudantes. Se o número de pessoas que cursam parece baixo diante das expectativas financeiras da firma, é porque o tíquete médio é alto: um estudante que deseja começar no universo de programação mobile para Android gasta aproximadamente R$ 3,5 mil; para iOS a quantia sobe para R$ 8 mil. Sendo que o preço e o método de ensino são iguais para os estudantes que optam pelo ensino à distância.
“Nós não pegamos o dinheiro de uma pessoa imediatamente. Ela vem aqui e fazemos um atendimento especial. Ela apresenta o plano que ela quer, se é desenvolver um app próprio ou mudar de carreira, por exemplo”, disse o executivo. “Daí definimos, se ele quer criar um app, começamos com Android. Quer trabalhar em uma empresa, faz o curso de iOS. Não conhece nada, começa com lógica de programação que tem conceitos de codificação em Ruby”.
O resultado que uma pessoa tem são 50 apps criados ao final do curso, segundo Torrente. Com isso, uma pessoa deixa a instituição de ensino com um portfólio para o mercado. Além disso, ressalta que como o mercado está aquecido e faltam profissionais para o desenvolvimento mobile, muitos são contratados antes do fim do curso. Alunos da Quaddro já foram contratados para trabalhar ou prestar serviços para empresas como Itaú, Hyundai e O2 (Galinha Pintadinha).
Para o futuro, Torrente revelou ao Mobile Time que pretende adicionar cursos de Internet das Coisas, treinamentos avançados para programadores e para empreendedores. Ele ainda cogita criar uma modalidade de pós-venda para as empresas, uma vez que a Quaddro também faz treinamento in-company. Ao oferecer alunos que estão aptos para o trabalho em uma grande empresa. Atualmente com 20 colaboradores, a empresa de cursos conta ainda com mais de 100 aplicativos de alunos na App Store.