A equipe do Adobe Digital Insights (ADI) anunciou que a estimativa para o varejo online dos Estados Unidos para as vendas de fim de ano deve chegar a US$ 107,4 bilhões. De acordo com a companhia, isso significa um aumento de 13,8% sobre as vendas do final de 2016, que chegaram a US$ 94,4 bilhões. Trata-se de uma previsão de como serão as vendas durante a Black Friday, a Cyber Monday (evento do e-commerce que acontece na segunda-feira seguinte após a Black Friday) e o Natal nos Estados Unidos.
A análise revela ainda que os grandes varejistas ainda serão os campeões de vendas no fim de ano, uma vez que suas receitas deverão crescer duas vezes mais rápido que as dos pequenos e médios comerciantes. Neste cenário, o tíquete médio em smartphones será de US$ 141 para os grandes, US$ 121 para os médios e US$ 71 para os pequenos. Em tablets, a prévia do gasto médio será de US$ 162 aos grandes, US$ 136 médios e US$ 77 para os pequenos. Em desktops, a o valor médio ainda é o mais alto, com US$ 171, US$ 148 e US$ 90, respectivamente.
Por outro lado, a retenção de usuários é baixa em smartphones (1,6% grandes, 1,3% médios e 1,9% pequenos) se comparada com tablets (3,1%, 2,5% e 2,9%, respectivamente) e PCs (4,9% grandes, 3,6% médios e 3,4% pequenos).
A Adobe apontou outro fator que mostra a importância do mobile nas vendas de fim dos EUA: as visitas online aos e-commerces devem chegar a 54% por meio de dispositivos móveis. Já via PCs, 46% . Um ano antes, essa divisão era 50% para cada aparelho.
Além disso, outra descoberta importante da pesquisa é que 65% dos consumidores possuem algum aplicativo de varejo instalado em seus handsets, e que 32% deles estão dispostos a instalar apps de m-commerce apenas para fazer compras nesta reta final de 2017.
O estudo Adobe Digital Insights (ADI) foi elaborado com os dados de mais de 1 trilhão de acessos a mais de 4.500 sites de varejo, 55 milhões de SKUs, 12 milhões de menções em redes sociais e uma pesquisa complementar com 1,1 mil consumidores norte-americanos.