O Nubank agora vai fazer jus ao nome e virar um banco digital. A empresa começa a testar com um grupo seleto de usuários um novo produto, a NuConta, que consiste em uma conta bancária digital. São duas as principais vantagens da NuConta em relação aos bancos tradicionais: 1) é totalmente gratuita, ou seja, não há qualquer cobrança de taxa de manutenção e nem tarifas pelo envio de TEDs; 2) o dinheiro rende diariamente e automaticamente, a uma taxa próxima da Selic, pois é aplicado em títulos públicos.

A NuConta funciona como um produto independente do cartão de crédito Nubank, mas ambos são geridos pelo mesmo app. Para abrir uma NuConta não há nenhuma análise de crédito: qualquer pessoa poderá ter a sua. O processo de abertura será totalmente digital, feito a partir do aplicativo do Nubank. Segundo a empresa, leva menos de três minutos para quem não é cliente do Nubank e menos de 10 segundos para aqueles que já são.

Para depositar dinheiro dentro da NuConta é necessário enviar TEDs de outras contas bancárias. Inicialmente não há um cartão de débito do Nubank e nem opção de saques em caixas eletrônicos. O saldo pode ser usado para pagamentos ou transferências, que são gratuitas tanto entre clientes Nubank quanto para correntistas de outros bancos, via TEDs. A transferência entre clientes de NuContas pode ser feita escaneando um QR code que identifica o beneficiário, diretamente na tela do seu smartphone, como mostra este vídeo.

Quem quiser participar do teste beta deve se inscrever através do site do Nubank. A previsão é de que a NuConta seja lançada oficialmente para todos no primeiro trimestre de 2018. A única exigência é que o cliente tenha um smartphone compatível com o app do Nubank (Android 4 ou superior, ou iOS 9 ou superior).

Análise

O Nubank chega para concorrer com outros bancos digitais, como Banco Neon e Banco Inter, que também são geridos por aplicativos móveis e trazem uma série de comodidades para seus correntistas. Seu grande diferencial é o rendimento automático diário e, claro, a interface amistosa já característica do Nubank.

O fato de não oferecer saque é um ponto negativo. Talvez no futuro seja feito algum acordo com redes como Banco 24horas, mas isso provavelmente significará algum custo para o cliente, o que, neste lançamento, atrapalharia a mensagem de gratuidade do serviço.

É esperado que os concorrentes lancem em breve funcionalidade similares da NuConta, como o rendimento automático. Isso deve partir não apenas dos outros bancos digitais, mas também de alguns bancos tradicionais, que também vêm investindo em versões digitais, para não ficarem para trás na disputa pelo público jovem.

 

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