A plataforma que conecta profissionais da saúde com pacientes Doctoralia (Android, iOS) vai abrir um escritório no Brasil neste mês. Ao todo, são mais de 350 mil profissionais brasileiros cadastrados e uma base de 4 milhões de usuários ativos. Para o médico e fundador da companhia, Frederic Llordachs, o crescimento da empresa na América Latina vai acontecer através do Brasil.
“A abertura de um escritório no Brasil faz parte da nossa estratégia de expansão na América Latina, que também teve a abertura do escritório no México (embora seja a maior operação na região, a companhia foi bem afetada com o último terremoto naquele país)”, disse Llordachs. “O Brasil é um dos maiores mercados de saúde no mundo e é uma grande oportunidade para nós. Por isso, decidimos que precisamos operar localmente e fortalecer nossa presença por aqui”.
A cidade escolhida para sediar a empresa espanhola é Curitiba. O empreendedor explicou que preferiu a capital paranaense devido à sua importância na história para a saúde, além de ser um relevante centro econômico, ter um ecossistema para start-ups em desenvolvimento, possuir impostos mais baixos que São Paulo e ter um transporte local mais eficiente.
Inicialmente, o escritório brasileiro tem 30 funcionários no bairro Batel, região central da cidade. No entanto, o executivo revela que deve contratar mais 15 pessoas em até duas semanas, pois a Doctoralia no Brasil está com crescimento exponencial mais forte que os seus outros mercados na América Latina.
Negócios
Em conversa por e-mail com Mobile Time, Llordachs revela que a Doctoralia registrou 2,6 milhões de atendimentos médicos em sua plataforma em 2016, somando os pacientes que pediram pelo app mobile ou via PC nos 19 países em que estão presentes. Desses agendamentos, 50% foram feitos via dispositivos móveis.
No Brasil, o público principal da plataforma são mulheres entre 25 e 34 anos, que correspondem a 75% dos usuários. Por consequência, a especialidade mais requisitada é ginecologia, em seguida aparecem ortopedia, urologia, pediatria e dermatologia. O gasto médio por atendimento é de R$ 399.
Vale frisar que a firma não cobra nada de seus pacientes. A receita da companhia é obtida com a cobrança mensal dos perfis médicos premium e first class, que recebem mais destaque na plataforma se comparados com os de perfil gratuito.