Enquanto 30% dos consumidores online brasileiros veem a Black Friday como uma oportunidade bastante vantajosa para a realização de compras, a maioria, ou 62%, é mais cautelosa e entende que as promoções às vezes são vantajosas, e às vezes, não. E outros 8% afirmam que não vale a pena comprar na Black Friday – fruto provavelmente de decepções anteriores. Esses são os resultados de uma pesquisa realizada pela QualiBest, a pedido de PayPal, junto a 1.413 internautas de todo o País, no começo de novembro, ou seja, antes da Black Friday.
Entre os que desconfiam das promoções dessa data, 71% afirmaram que nem sempre os descontos são reais; 57% reclamaram que os bons descontos são minoria; e 34%, que os descontos são baixos – era permitido dar mais de uma resposta.
Ainda de acordo com a pesquisa, 73% dos consumidores dizem pesquisar os preços antes da Black Friday. Sobre as motivações para realizar uma compra nessa data: 86% pretendiam comprar algo que já estavam procurando há muito tempo; outros 86% queriam comprar algo caro que estivesse com um bom desconto; 65% queriam adiantar compras de Natal; e 61% pretendiam aproveitar oportunidades que aparecessem – novamente, era possível dar mais de uma resposta. Os meios de pagamento que os consumidores pretendiam usar Black Friday no e-commerce eram: cartão de crédito (73%), boleto bancário (54%) e carteira digital (40%).