O Quero Minha Nota (Android, iOS), aplicativo que simula o resultado dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estará disponível para download a partir do dia 5 de novembro durante o primeiro dia das provas. Criado em 2015, o app teve 110 mil downloads. No ano seguinte, a quantidade de alunos que utilizou o Quero Minha Nota saltou para 400 mil.
O app funciona dando uma prévia do resultado da prova. Para isso, ele se baseia nas respostas de milhares de candidatos que preenchem seus gabaritos na ferramenta, levando em conta as quatro áreas do conhecimento dos testes: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Além de ter uma estimativa da nota do exame, o estudante pode comparar em quais universidades estaria apto a entrar por meio da calculadora SISUMetro.
Vale lembrar, a nota oficial de cada aluno sai apenas dois meses após o último dia do Enem, ou seja, apenas em 2018. E cada questão respondida tem peso diferente na prova, uma vez que cada pergunta tem níveis diferentes de dificuldades. As análises são feitas pelo Inep por meio de um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).