Seguindo com as dicas de aplicativos baseados em grandes modelos de linguagem (LLM) e inteligência artificial generativa, vamos falar nesta segunda-feira, 2, do Claude (Android, iOS).
Se tivesse uma definição para o aplicativo da Anthropic, eu diria que ele é o aplicativo da hora um. Um app para trabalhar respostas instantâneas. Significa que os outros não são rápidos? São. Mas a dinâmica do Claude é um pouco diferente da dos demais.
Basicamente, o seu uso se baseia em saber pedir a informação que você quer e ele está mais estruturado. Com isso, as suas respostas são mais robustas e assertivas. Em perguntas curtas, a resposta não é tão caprichada.
Dos usos que fiz do app da Anthropic ao longo do ano que deram mais certo foram em tirar dúvidas e em ajudar a melhorar textos, principalmente quando publicados para redes sociais. Ele funciona muito bem como copiloto para escrita e alucina muito pouco.
Mas, Claude é temperamental.
De todas as aplicações de IA generativa, Claude foi o único que não aceitou um apelido ou aportuguesar o nome para Cláudio. A máquina me respondeu: “Prefiro manter meu nome, Claude. Embora eu possa me comunicar em português, meu nome continua sendo Claude”.
Basicamente, uma ‘Gabriela, Cravo e Canela’. Ele nasceu assim, viveu assim e cresceu assim…
Funcionalidades do Claude
Fora o humor da IA, uma função que achei bem interessante é a interpretação de texto de documento. Coloquei a IA generativa para analisar e resumir exames de sangue e ele interpretou bem ao ler os dados bioquímicos, como colesterol, glicose, potássio, sódio, ureia. Isso é muito bom para uma pessoa comum ter uma noção dos resultados de sua saúde a partir do laudo e saber dialogar com o médico.
Mas em imagem, o app deu erro. Não consegui pedir interpretação. Talvez por ser a versão gratuita no Claude 3 e não no Claude 3.5, mas foi uma pequena frustração.
A sua usabilidade precisa de melhorias. Os botões e navegação são basicamente todos em inglês e não são claros. Um exemplo é o botão de chat novo. Volta e meia ele fica cinza e você não consegue usar. Isso acontece porque, ao abrir o app, ele geralmente volta para a última conversa. Claude não volta para a home ou para o histórico. E às vezes não sei o teor da última conversa, pois fico variando entre os apps de IA. Pessoalmente, eu prefiro voltar para o histórico ou para a home do app para ter uma visão do todo.
Enfim, ainda tem melhorias a serem feitas no LLM. Mas se utilizar bem, a IA da Anthropic é uma ótima alternativa de copiloto textual no cotidiano.
Imagem principal: Versão Android do Claude da Anthropic