Poucos dias após anunciar a compra do Instagram, o Facebook lançou um aplicativo nitidamente inspirado na empresa adquirida, o "Facebook Camera". Ele pode ser descrito resumidamente como uma espécie de Instagram otimizado para uso na rede social de Mark Zuckerberg. Outra possível descrição rápida seria a seguinte: o "Facebook Camera" nada mais é do que o desmembramento em forma de app da área de fotos do Facebook, com o acréscimo de ferramentas para edição.
Para quem usa exclusivamente o Facebook e gosta de nele publicar fotos, marcar pessoas em fotos e/ou curtir e comentar fotos de terceiros, o app vem bem a calhar. Se você já tem o Facebook instalado em seu iPhone, o "Facebook Camera" entra imediatamente no seu perfil, sem necessidade de log in. O software apresenta uma timeline dividida em duas: uma para as fotos publicadas pelos amigos e outra para as fotos publicadas pelo usuário ou nas quais ele tenha sido marcado. Ao mesmo tempo, o app oferece acesso rápido à galeria de fotos do aparelho, para edição e publicação no Facebook.
Fãs do Instagram, contudo, dificilmente trocarão um app pelo outro. O "Facebook Camera" contém 15 filtros, mas eles não têm o mesmo charme daqueles 18 do app que lhe serviu de inspiração, a começar por seus nomes sem sal: "preto e branco", "contraste" etc. Os efeitos parecem mais leves, ou menos saturados que aqueles do Instagram. Não há a opção de molduras e nem a ferramenta para centrar o foco em uma determinada área da imagem.
Além disso, como o próprio nome do app sugere, só é possível publicar as fotos no Facebook. Uma das graças do Instagram é justamente escolher onde e em quais redes sociais divulgar sua imagem.