A dica de app desta segunda-feira, 5, é de uma solução um pouco mais antiga – mas acho que nunca falamos dela por aqui. Em 2019, a CloudFlare criou o 1.1.1.1 WARP (Android, iOS), um protocolo de domínio (DNS) otimizado para substituir a conexão tradicional na web. O que inicialmente parece apenas um serviço similar a uma rede privada virtual (VPN, mas sem mascarar a localidade) na prática é mais que isso.

O WARP permite que o usuário de dispositivo móvel se conecte à Internet com segurança e mais rapidamente, uma vez que a solução usa um túnel de acesso rápido (WireGuard) para um datacenter da CloudFlare mais perto do usuário.

Vale dizer que este movimento começou primeiro no mobile e com a necessidade de mais proteção das pessoas na pandemia de Covid-19, em 2020, a companhia liberou a solução para computadores Windows, Mac, Linux e até para aplicações.

WARP: privacidade e melhor velocidade

O intuito do app é levar privacidade ao usuário, uma vez que esse protocolo não pode ser acessado pelos provedores de conectividade e de serviço. Seu uso é simples, basta baixar o app e apertar o botão central. Há opções de conexão por 15 minutos, uma hora, pausa no Wi-Fi em que está conectado ou até reativar.

De novo, não é uma VPN. Não é para jogos ou tentar assistir a streamings fora da sua localidade. Mas é uma camada de proteção que o principal benefício é melhorar a velocidade de acesso à web na ponta.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time