O Google deu uma guinada na sua estratégia em comunicação instantânea. O Hangouts, que funciona atrelado ao Gmail, foi preterido por um novo aplicativo, o Allo (Android, iOS), lançado recentemente. Ele faz quase tudo o que seus concorrentes fazem: envia mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios e emojis – só não realiza videochamadas, serviço que o Google preferiu deixar separado em outro app, o Duo.

Mas o Allo tem um diferencial muito importante: a presença de um assistente virtual, o Google Assistant. Trata-se de um chatbot  com o qual o usuário pode conversar em uma janela de bate-papo dentro do app, tanto por texto quanto por voz. Por enquanto, ele só entende inglês, mas seu índice de acerto é impressionante. Pode-se pedir, por exemplo, sugestões de pizzarias próximas e depois filtrar os resultados com a lista das bem avaliadas. Dá para solicitar a previsão do tempo para uma cidade ou fazer qualquer outra requisição de informação que o Google consiga buscar em seu banco de dados. É mais ou menos como o Google Now, mas no formato de um chatbot.

O Allo importa todos os contatos da agenda do usuário. É possível conversar pelo Allo mesmo com pessoas que não tenham o app instalado. Neste caso, o Allo envia um SMS para o destinatário com a mensagem e também com um link sugerindo o download do app. Dá até para mandar fotos e vídeos, por meio de links por SMS. As mensagens de texto não partem do número do remetente, mas de um large account do Google.

Outro diferencial é a possibilidade de realizar conversas “secretas”. Elas são criptografadas e as mensagens podem expirar depois de um prazo definido pelo usuário. Essa funcionalidade só está disponível para conversas com outros usuários do app.

O Google chega um pouco tarde nessa briga pelo trono da comunicação instantânea, no qual hoje está sentado o WhatsApp, pelo menos no caso do Brasil, como mostra a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria. Mas a adição do assistente virtual é uma vantagem que pode ajudá-lo na construção de uma base relevante de usuários. Resta saber quando o chatbot começará a falar português.

 

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