Um dos novos vícios que adquiri durante o fim de 2024 foi o gosto por relógios. Acho que é algo que passou de pai para filho. E não sou o único. Comecei a ver que tem comunidades de aficionados pelo tema e especialistas em espaços como o YouTube, Instagram, Pelando e Reddit, inclusive em português. Mas principalmente, passei a usar o app Chrono24 (Android, iOS) para encontrar modelos diferenciados.
Isto em uma época de smartwatches com cada vez mais funcionalidades de saúde. Não tenho nada contra os relógios inteligentes. Aliás, eles ajudam bastante a melhorar o sono das pessoas, por exemplo. Mas é tudo muito igual. Parece um ‘samba de uma nota só’. Você olha no punho alheio e vê um Apple Watch, um Galaxy Watch, no máximo um Amazfit ou Huawei.
O que muda um pouco essa dinâmica são as pulseiras conectadas que tem várias no mercado e diversas opções de personalização, mas esta é outra categoria de produto.
Mercado
Quando falamos de relógio analógico (de pulso, se preferir), é um mercado que existe há três séculos – considerando que a suíça Breguet foi fundada em 1775 focada em relógio de bolso, mas o relógio de punho foi criado em 1810 para a rainha de Napoli, Caroline Murat. Ou seja, um século antes do Cartier Santos encomendado por Santos Dumont à grife francesa.
Ainda assim, é comum ler questionamentos dos mais jovens se em 2024/2025, as pessoas ainda compram um relógio sem ser conectado. E agora questiono: Por que não? Há diversas marcas e opções de design para os consumidores, seja vintage, retrô, moderno, futurista, de luxo; e de diversas nacionalidades, como suíços, japoneses, alemães e até brasileiros de ótima qualidade.
Mas o mais importante, a pessoa não precisa vender um rim para comprar um relógio que combina com o seu estilo e gosto.
Por isso passei a usar o Chrono24. O app alemão tem atuação global com mais de 570 mil relógios em seu marketplace que somam 6 bilhões de euros em valor de mercado. Apenas em 2020, a plataforma movimentou 2 bilhões de euros em vendas e 8 milhões de pessoas baixaram o app. Mais recentemente, o piloto da Ferrari na F1, Charles Leclerc, tornou-se investidor do aplicativo.
Aplicativo Chrono24
Dentro do app é possível achar e comprar e relógios do mundo todo, inclusive do Brasil. Sim, o foco é na venda de relógios de luxo. Mas é possível achar relógios de luxo que não são caros ou relógios que simplesmente carregam história ou formato único, como edições ilimitadas.
O design do app é baseado em cinco partes:
- O feed com os relógios que estão disponíveis para compra;
- Categorias com os principais modelos e fabricantes;
- Watch Scanner que é um identificador de relógio para montar a sua coleção, basta tirar a foto que o app reconhece qual modelo é. Porém, essa função identifica modelos do exterior e mais famosos;
- Chrono Pulse, uma espécie de bolsa de valores com o índice dos valores de relógios clássicos, como o Rolex Datejust, Omega Speedmaster e Patek Philippe Aquanaut;
- E a parte de Vídeos com dicas e informações para os fãs do gênero.
Também é possível favoritar os relógios do feed e ajustar o feed para oferecer relógios com base em seu histórico de busca ou pedir para o app surpreendê-lo.
A plataforma permite pagamento via PayPal com conta de garantia e compra segura, além de processo de verificação para garantir que o relógio não é pirata. Há vendedores particulares e comerciantes. Ou seja, qualquer pessoa pode vender pelo app.
Os preços são os mais variados possíveis, desde modelos de R$ 250 até de alguns milhões de dólares, como o Rolex especial da Filarmônica de Viena.
Resumo
O aplicativo está completamente em português e sua navegação é muito simples, similar a qualquer outro marketplace. Mas me decepcionou um pouco o Watch Scanner e o Watch Finder (busca por relógio por digitação) por não encontrarem relógios nacionais. Acredito que o seu intuito é muito mais para dar dor de cabeça à joalheria (o usuário checar o preço online antes de comprar no físico).
Acredito ainda que o Market Overview poderia ter modelos que não são de luxo, mas são únicos no mercado. Como os G-Shock da Casio, Tissot PRX e Orient Bambino.
Também acho que os filtros da busca precisam ficar mais expostos logo no feed, pois ajudam bastante. Vou dar um exemplo: se o usuário pesquisa por uma marca como ‘Seiko Prospex – Captain Willard’, o app mostra todos os relógios disponíveis. Legal. Só depois da primeira busca, o Chrono24 mostra as opções de filtragem, como localização, busca por modelos novos ou usados e tipo de relógio.
Obs.: Atualmente, o app tem 755 relógios para compra no Brasil, 56 na Argentina, 23 no Chile, 61 na Colômbia e 541 no México.
Imagem principal: Função de reconhecimento de relógio, WatchScanner no Chrono24 (divulgação)