Já ficou frente a frente com o atendente de um laboratório procurando aquele pedido de exame que você baixou no seu celular, mas não sabe onde ele foi parar depois? E aí, tem que baixar de novo porque perdeu? Sou mestre. Até semana passada. Pois o Google File (Android, iOS) armazena tudo para você: downloads, imagens, vídeos, áudios, documentos e aplicativos em um lugar e fácil de achar.
E o que é melhor: ele também aponta quantos gigabytes cada uma dessas categorias ocupa de espaço no seu dispositivo. No meu caso, 77 GB de vídeos (quem tem crianças sabe o que é isso), ou seja, preciso fazer escolher e apagar alguns ou a memória vai para o espaço em pouco tempo.
Ao clicar em Configurações – nas três linhas horizontais no topo à esquerda – é possível acessar configurações e limpar o histórico de pesquisa, pausar o histórico de pesquisa (ocultar temporariamente buscas feitas no dispositivo) e fazer pesquisa inteligente (teoricamente melhora os resultados com leitura de conteúdos dos arquivos do celular).
O Google File ainda tem uma pasta segura. Mas, atenção: os arquivos que forem para ela serão removidos do celular caso o app seja apagado. Mas, se quiser usar, para mover o arquivo, basta selecioná-lo, apertar nos três pontos à direita da tela e escolher Mover para a pasta trancada (pois é, não é segura).
E, por fim, o Google File também permite que você digitalize um documento. A opção está à mostra, no canto inferior direito da tela do telefone celular. Ao clicar, a câmera abre com a opção de fazer a captura manual ou automática. Ele apresenta uma prévia que precisa ser concluída (para ser confirmada) ou descartada (no xis).
Tudo simples, fácil, sem estresse e agora você sabe onde seus documentos estão.