Sou cliente fiel da Gol há muitos anos. Estou no nível mais alto do seu programa de fidelidade e procuro sempre concentrar meus voos nela. Porém, eventualmente, por circunstâncias diversas, viajo com a Latam (Android, iOS). Foi o caso na semana passada, quando fui cobrir o evento M360, da GSMA, na Cidade do México. Os horários, as conexões e os preços da Latam estavam melhores para a minha viagem.

Desta vez, talvez por ser uma viagem internacional, utilizei com um pouco mais de atenção o app da Latam e pude notar suas qualidades – especialmente aquelas que faltam no app da Gol.

A primeira é a interface dinâmica. Você entra no app e ele já mostra em destaque os dados da sua próxima viagem, enquanto no app da Gol preciso dar alguns cliques e, não raro, sou obrigado a adicionar o localizador, mesmo a passagem estando vinculada ao meu CPF e eu estando logado no app.

Outra vantagem do aplicativo da Latam é a integração com as carteiras digitais de Google e Apple: uma vez feito o check-in pelo app, é possível adicionar o cartão de embarque a elas, o que facilita posteriormente o seu acesso.

Também achei melhor o fato de o app da Latam estar integrado ao programa de fidelidade da companhia aérea, o Latam Pass. Parece óbvio, mas na Gol são apps diferentes: um para a companhia aérea e outro para o Smiles, seu programa de fidelidade. Se eu quero ver meus pontos, preciso sair de um e ir para outro. No app da Latam está tudo junto.

Depois, pude constatar a operação em tempo real do Latam Pass e a boa comunicação entre o app e os sistemas de backend. Quando embarquei no voo de volta entre Cidade do México e Guarulhos, eu ainda era um cliente do nível mais básico do programa de fidelidade. Quando pousei em São Paulo para pegar a conexão para o Rio de Janeiro, onde moro, liguei o app e tive uma surpresa: aquela última perna da viagem tinha me transformado em cliente Ouro. Até o layout do app mudou, destacando agora a cor dourada.

Para completar, antes da última decolagem, agora entre São Paulo e Rio de Janeiro, testemunhei a integração do programa de fidelidade com as equipes em campo. Uma vez encerrado o embarque, um comissário de bordo passa de fileira em fileira e dá boas vindas individualmente, chamando pelo nome e sobrenome, para cada passageiro a partir do nível Ouro. Levei até um susto quando parou do meu lado, chamou Fernando Paiva e agradeceu por eu viajar com a Latam.

Agora, quando entro no app da Gol, a comparação é inevitável. O aplicativo da Latam e toda a experiência digital que tive conseguiram plantar uma semente de dúvida na minha cabeça quanto à minha fidelidade aérea para as próximas viagens…

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!