O aplicativo desta semana já merecia uma dica há um bom tempo, seja por seu valor social e/ou educacional. Estamos falando do Hands Talk (Android, iOS), um app que usa inteligência artificial e imagens 3D para desmistificar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou a Língua de Sinais Norte-Americana (ASL).

A solução é muito prática e intuitiva. Logo no onboarding, o usuário é apresentado ao Hugo, um tradutor virtual de línguas de sinais. Com o app, o consumidor pode tanto traduzir como explorar seu dicionário e aprender novas formas de se comunicar por sinais.

Além do aspecto social, educacional e de sua importância para a inclusão digital, o app é uma primazia tecnológica. Não pede login e senha para traduzir e seu template conversacional é perfeito.

A figura em 3D do tradutor Hugo fica no centro da tela. Abaixo na caixa ‘digite para traduzir’, a pessoa escreve e o Hugo mostra como é aquela palavra em sinais. Ao digitar um simples ‘olá’ é possível notar que Hugo é bem rápido, portanto, se você está começando a entrar no universo de Libras ou ASL diminua a velocidade de tradução para 0,5. Também é possível ver dicas educacionais em uma sessão que tem vídeos do Hands Talk no YouTube – mas você também pode ir direto no YouTube e ver essas gravações.

Também é possível aumentar a velocidade para 1,5 mais rápido, trocar de Libras para ASL em um clique, pedir para repetir o sinal e curtir a resposta. Mas para usar outras funções, como trocar de Hugo para Maya (outra tradutora), customizar os dois avatares e traduzir com áudio, o usuário precisa fazer o login com Google, Apple, e-mail ou criar uma conta in-app.

O ponto fraco do Hands Talk

O único ponto negativo do app é o excesso de propagandas na versão gratuita, algo que é retirado se o usuário assinar o app. Além de não ter mais publicidade, o usuário pode traduzir Libras e ASL com imagens, ganha moedas para personalizar o seu avatar e tem canal de suporte exclusivo.

Há duas opções de assinatura que não são tão custosas, R$ 10 por mês ou R$ 80 em um pagamento anual. De acordo com o site da empresa, o app tem 5 milhões de downloads e já ajudou a traduzir mais de 700 milhões de palavras.