O mercado de smartphones é repleto de dispositivos que são lançados com ciclos. Por exemplo, no começo do ano, entre janeiro e março (às vezes até abril), as grandes marcas apresentam alguns de seus carros-chefes ao grande público para que eles se tornem presentes de dia dos solteiros (na China), dia dos namorados (valentine’s day, em fevereiro), dia das mães (maio), e por aí vai. O segundo semestre traz outra safra de dispositivos que focam principalmente nas vendas de fim de ano, como os iPhones, da Apple.

Com tantos dispositivos que chegam ao mercado, uma boa forma de ficar atualizado (além de assinar a newsletter do Mobile Time, claro) é o aplicativo da GSMArena (Android), um site noticioso internacional que cobre o mercado de dispositivos móveis há 20 anos focado em reviews – não foge muito daquilo que temos no cenário nacional (hand-on, teste, análise).

Mas o mais interessante do site, e de seu app, é o banco de dados com os celulares e tablets lançados ao longo dessas duas décadas, o que o torna uma boa referência no ecossistema móvel ou simplesmente, se você é um consumidor e quer saber as configurações e dados dos equipamentos.

O usuário pode buscar pelos modelos mais populares e recentes, em uma lista por marcas e filtrar no sistema de buscas. Ainda teria uma aba de história, mas está em branco.

  • Na aba ‘popular’ permite ao internauta buscar nominalmente por um celular, ver os seis dispositivoss mais novos, os dez mais buscados diariamente e os dispositivos que estão nas lojas.
  • Na seção marcas (‘brands’, no original em inglês) é possível comparar dispositivos, filtrar dispositivo por uma característica de sua configuração e ranquear por data de lançamento ou popularidade de um dispositivo. Também é possível ver as notícias mais recentes daquela marca.
  • E no sistema mais vasto do site o “Phone Finder” tem 12,2 mil celulares e 953 tablets. Aqui é possível selecionar por itens como: marca; período de lançamento (entre 2000 e 2025); se está disponível no mercado; tecnologia de rede (2G ao 5G); o formato do dispositivo; sistema operacional; memória; armazenamento; tipo de chip telefônica (eSIM, dualSIM); fabricante do chip.

O lado ruim do GSMArena é que faltam mais dados históricos, como busca por região que foi lançada e a disponibilidade por mercado, além de estar totalmente em inglês e não ter versão do app para dispositivos iOS.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!