Em um país como o Brasil, onde, em razão do preço, conexões 3G ainda são um luxo para relativamente poucos, é preciso que o consumidor controle com cuidado o uso de seu precioso pacote de dados. Para isso, o Onavo é um app que sem dúvida poder ajudar. Disponível gratuitamente para a plataforma Android, o aplicativo é um eficiente mecanismo de controle de dados no smartphone, o qual funciona como uma espécie de relógio, informando ao usuário a quantas anda o seu consumo de conexão 3G no dispositivo.

O app funciona a partir de uma tela principal, onde figura com destaque um contador da quantidade de megabytes trafegados até aquele período. Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de configurar o limite máximo de dados que podem ser usados, e a data de vencimento da conta da operadora. Assim, dá para se ter uma ideia precisa sobre em que pé anda a conexão, estabelecendo um “cap” capaz de evitar riscos de eventuais estouros (que,como todos sabemos, podem custar caro ao bolso).

Uma segunda função permite idenfiticar quais aplicativos estão “comendo” mais conexão, e a partir daí regular os seus respectivos usos de acordo com as possibilidades. Tudo é apresentado de maneira bem simples, e todas as funções podem ser acessados com não mais que dois ou três toques, de modo que não há muito com o que se confundir.

Uma terceira função interessante consiste em analisar o perfil de uso da conexão: quais são os horários de pico, em que dia da semana se consumiu mais ou menos dados. É possível também comparar o uso mensal com a média histórica do usuário.

De modo geral, o app funciona sem erros, entregando de forma bastante eficaz o que propõe. O Onavo perde pontos, contudo, se pensarmos que existem disponíveis no mercado outras boas opções gratuitas de apps que fazem não somente o controle do consumo de dados, mas também de outros serviços, como conta telefônica e mensagens enviadas. É o caso do Traffic Counter, por exemplo, que embora não tenha gráficos tão detalhados quanto os do Onavo, ganha por ter uma cobertura mais abrangente, sendo, por isso, mais interessante ao usuário.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!