Para ir ao Rock In Rio no sábado passado precisei baixar o aplicativo Quentro (Android, iOS). É nele que ficam guardados os ingressos para o festival. Minha primeira reação ao saber que precisaria baixar um novo aplicativo para isso foi negativa: ninguém aguenta mais baixar apps de uso eventual, muito menos ter que fazer cadastro para utilizá-los. Porém, o Quentro conseguiu me surpreender positivamente.

Bom, para começo de conversa não foi necessário criar mais uma senha só para o Quentro. Ele precisa apenas ficar associado a um email, o mesmo que você informar na compra de um ingresso em sites como o Ticketmaster, usado pelo Rock in Rio. Para acessar o app e ver seus ingressos, basta informar o token numérico que o aplicativo manda para o email cadastrado. Achei fácil e seguro.

Dependendo do ingresso, é necessário informar nome e CPF do espectador, além de gravar no app uma foto para uso de biometria facial no acesso ao evento. Era o caso dos convites que ganhei para a área VIP do Rock in Rio. Vinculei meu nome, meu CPF e meu rosto àquele ingresso. A biometria facial foi usada na entrada da área VIP, e meu nome aparecia na tela para a recepcionista.

Uma funcionalidade bacana é a de transferência de ingresso para outra pessoa. Eu tinha um par de convites. O segundo ingresso enviei para o meu irmão, através do app. Bastpu informar o email que ele cadastrou no Quentro. Em seguida, o ingresso apareceu automaticamente no app dele. Aí ele fez o processo de vincular ao seu nome, CPF e rosto.

Nunca tinha visto autenticação por reconhecimento facial embarcada em um app de ingressos, nem essa funcionalidade de transferência de ingressos. Embora esta segunda possa ser um prato cheio para cambistas, por outro lado acho extremamente prático para quem compra ingressos para amigos e parentes – o cambista precisa ser combatido de outra forma, não dificultando a vida de quem ganha ou compra ingressos legalmente.

No fim das contas, minha má vontade inicial em ter de baixar e me cadastrar em um novo app se dissipou diante da boa experiência que tive com o Quentro. Gostaria que os outros apps de ingressos que uso fossem assim.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!