A Semana do Consumidor me pegou neste ano. Mas, calma leitor, não gastei comprando uma TV que precisa ser içada pela janela do apartamento ou um computador da Apple que precisaria vir em um carro-forte. Usei mais para pesquisar e comprar itens corriqueiros como um par de tênis.

Para isso, o app que mais usei foi Netshoes (Android, iOS), um e-commerce comprado pela Magalu por US$ 62 milhões em 2019. Por mais que seja um app conhecido como um aplicativo de tênis pelo grande público, a Netshoes se posiciona como um marketplace de ‘lifestyle esportivo’, o que inclui calçados, roupas, moda íntima, beleza e acessórios.

Confesso que favoritei alguns produtos de outras categorias, mas estava realmente procurando por tênis.

Uso da Netshoes

Antes de tudo, não sou ‘sneaker head’ (aficionado por calçado), a minha ideia era comprar um tênis para trabalhar e usar no fim de semana. Como estou procurando um produto específico, mas sem distinguir de marca XYZ, escrevi na busca ‘tênis preto monocromático’, como descreveria ao Google, por exemplo. Mas por mais que o app tenha mostrado uma seleção boa, nos cinco primeiros modelos o quinto não era como pedi (era branco), não mostrou toda a gama de opções e até colocou produtos com pouca relação, como suéter e jaqueta.

Portanto, aprendi que é preciso usar bem e com bastante paciência os filtros do app. Definir gênero, tipo de produto e departamento, mas principalmente deve selecionar opções bem específicas como cor, marcas, tamanho e faixa de preço. Assim, a plataforma consegue delimitar bem a seleção de produtos.

Ao todo, o aplicativo tem 20 opções de filtragem. Aliás, o filtro me permitiu perceber que é bem comum um tênis mudar bastante de preço pelo tamanho e/ou cor. Para minha tristeza, isso é mais comum com modelos da cor preta – deve ser pela alta procura.

Outro ponto que demanda atenção no app é a notificação push que tem erros comuns por vezes. Por exemplo, uma pessoa próxima recebeu nesta segunda-feira, 17 de março, um push dizendo: ‘use o seu cupom válido até 28 de fevereiro’. Com isso, acabo buscando mais vouchers por meio do Pelando – o problema é que é comum os cupons terminarem.

Dicas

Um elogio que gostaria de fazer à equipe da Netshoes é que eles terminaram com o limite de produtos mostrados na lista de favoritos. Até o começo do ano, o usuário marcava seus favoritos e o app tinha um limite de produtos que eram mostrados ao cliente. Esse problema não ocorria no site. Agora não tem mais esse limite. Eu posso marcar quantos produtos desejo, de cores, marcas e valores diferentes.

Talvez fosse interessante ampliar e permitir ao usuário criar mais de uma lista de favoritos. Ajudaria muito ao seu consumidor para criar listas por temas, desejos ou até de compras recorrentes, como acontece em outros marketplaces.

Também precisa melhorar a contextualização na busca.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!