Há alguns anos venho comprando e vendendo meus carros pela Internet. No último mês decidi colocar mais um veículo à venda e minha primeira ideia foi experimentar algo diferente: será que dá para vender o carro pelo celular?

A opção automática foi baixar o aplicativo gratuito do site Webmotors, um dos mais conceituados do ramo no Brasil. É um site do qual já me utilizei algumas vezes com sucesso, especialmente para vender meus carros usados a compradores particulares.

O aplicativo decepciona. Não porque não funcione direito, mas porque não oferece diversos recursos que seriam excelentes para quem quer negociar automóveis. O que escrevo a seguir não é exatamente uma crítica do aplicativo, mas algumas ideias que poderiam fazê-lo muito mais eficiente.

Primeiro, o app não permite que se construa e publique o anúncio do carro. Isso deve ser feito pelo site. O app é voltado apenas para quem está buscando um carro, e não vendendo. Pena, teria sido ótimo usar o próprio app para fazer as fotos e o filme do carro e já subir as imagens para o anúncio. Tudo isso tem que ser feito manualmente pela web.
O app também não faz uso do conceito de LBS (Location Based Services), o que é um grande desperdício. Fiquei imaginando que bom seria se o celular localizasse compradores e vendedores que assim o autorizassem. Poderia por exemplo emitir um alerta sempre que um comprador estivesse próximo a um veículo anunciado com as características pré-definidas que está procurando.

O LBS seria útil também em outro serviço que o app oferece: o de busca de oficinas. Ele traz um database de estabelecimentos, mas a busca deve ser feita através de menus, nos quais o usuário entra com sua localização por estado, cidade e bairro. Seria muito mais útil se tivesse esta base de dados georeferenciada e simplesmente apontasse as oficinas mais próximas.

No final das contas, o app tem pouca utilidade. Acaba sendo mais simples e rápido usar o website do serviço, com muito mais opções de busca e filtros. Espero que melhore nas próximas versões.

E, aproveitando a oportunidade: alguém quer comprar um carro?

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!