Seguindo a história dos grandes aplicativos dos anos 2000 que murcharam mais ainda estão vivos, hoje vamos lembrar do Tumblr (Android, iOS). Criado em 2007, a plataforma surgiu como microblog, ou seja, um rival direto do Twitter, mas seu formato bebia direto dos serviços de blog do anos de 2000: publicações multimídia, porém com formato curto.
Ou seja, o Tumblr era o meio termo entre o textão do blog (que depois migrou para Facebook e Instagram) e a micromensagem de 140 caracteres do Twitter.
Similar ao Clubhouse, o Tumblr teve um sucesso rápido em usuários (75 mil em duas semanas iniciais) e chegou a emplacar campanhas de publicidade com grandes marcas até ser comprado pelo Yahoo! por US$ 1,1 bilhão.
A estratégia da compradora contou com 53 aquisições para crescer em mobile, vídeo, social e nativo, batizada na época como ‘Mavens’. Contudo, a tática da ex-CEO Marissa Meyer de ser mobile-first antes de todo mundo não vingou. Como resultado, o Yahoo! precisou ser vendido em 2016 por US$ 4,5 bilhões para Verizon – que depois virou Oath, voltou a ser Verizon Media, mas agora foi comprada pela Apollo Global Management por US$ 5 bilhões em maio deste ano.
Por sua vez, o Tumblr foi comprado em agosto de 2019 pela Auttomatic, dona do WordPress. O site Axios estimou na época que a companhia que valeu US$ 1,1 bilhão foi vendida por R$ 3 milhões, mas hoje está longe de ser um esquecido no churrasco.
Como está hoje
Com uma pegada mais artística, foco em marcas e em conteúdo de qualidade, o Tumblr tenta se apresentar como uma “base para cultura na Internet”. Ao mesmo tempo busca lembrar ao usuário que foi o primeiro a introduzir GIFs (publicação e criação) no universo de microblogs e redes sociais; mas também abandonar o problema que estourou em 2013, quando virou biblioteca de conteúdo adulto sem propriedade intelectual.
No mobile, o app ganhou atualizações interessantes como autenticação externa via Apple ID e Google, fluxos de inscrição mais simples, criação de conteúdo pago via Post+, mas mantém abertos com opção gratuita. A navegação e o visual do app estão bem parecidos com o TikTok. Está totalmente em português, tanto que Brasil e Canadá são os países que recebem primeiro as atualizações do app.
Fato é que o Tumblr deixou de ser uma mídia de tudo para focar naquilo que os usuários gostam, como filmes, séries, música e outras tribos do gênero. A equipe do app ainda se orgulha de não usar algoritmos para sugerir conteúdos aos usuários.
Atualmente, a companhia informa que a plataforma tem 531 blogs em sua base, 11,5 milhões de posts por dia, 18 idiomas e 42% do tráfego de seus consumidores está nos EUA.