Apesar de ser uma forma independente de viajar, porém nem sempre parece ser a mais segura, o aplicativo BlaBlaCar (Android, iOS) fornece um serviço de carona compartilhada para longos percursos que opera bem. Os condutores dos carros não costumam lucrar, mas ajuda a cobrir uma parte dos custos da viagem.
Os motoristas e passageiros precisam, antes de tudo, se cadastrar para verificar as suas informações pessoais. Cada usuário tem avaliações, na medida em que ele vai usando cada vez mais o app – fazendo viagens –, o que ajuda o passageiro a escolher melhor com quem viajar.
Depois do destino escolhido pela pessoa que busca uma corrida, colocando também a data desejada, a plataforma procura motoristas que farão o mesmo trajeto, já com os valores para cada passageiro, que varia de cada corrida, e também com informações para contato.
Durante o período que estive viajando pelo Nordeste, vários colegas de viagem – sejam brasileiros ou estrangeiros que conheci ao longo do caminho, como argentinos, uruguaios, italianos, alemães e israelenses –, optaram pelo BlaBlaCar como primeira opção para seguir o trajeto de viagem. É realmente uma plataforma em que o usuário pode poupar dinheiro viajando, dependendo da rota, escolhendo viajar com outras pessoas.
Tenho um amigo que viaja frequentemente entre São Paulo e Rio de Janeiro, e todas as vezes ele leva sua cachorra. Por não ser possível fazer o percurso com ela de ônibus, o BlaBlaCar é a opção que ele consegue fazer o deslocamento.
Mesmo com os prós, o aplicativo de corrida é também um meio vulnerável, e às vezes inseguro, por mais que o app trabalhe para gerar mais segurança. Por se tratar de um transporte, não é uma opção tão bem regularizada, além de você desconhecer quem dirige o veículo. Dependendo do valor cobrado, nem sempre vale a pena, já que alguns preços não diferem tanto para o destino escolhido. Por fim, também acaba sendo opcional dar uma avaliação, dentro desta relação motorista e passageiro, o que pode ser ruim para quem deseja mostrar um engajamento.
De modo geral, ficando atento às informações dadas dentro da plataforma, é uma boa opção para se viajar.