Dois anos atrás, o Google lançou o seu aplicativo de podcasts. Batizado de Google Podcasts (Android, iOS), o app iniciou sua jornada de forma bem crua. Desde então, a companhia vem evoluindo e aprimorando o app, em especial pela forte demanda de usuários nos canais.
Comparado ao modelo de 2018, o app ficou mais fluído e ganhou uma versão para dispositivos Apple. Sua busca começa a refletir o avançado motor de busca do Google. Por exemplo, agora, ao digitar um tema como “NBA” ou “F1”, ele mostra episódios e canais que estão ligados àquela palavra-chave.
Outro diferencial do Google Podcasts é o pareamento com um dispositivo, como TV, Chromecast, videogame ou smart speaker. Além disso, seu player recebeu algumas funções como lista de reprodução e o timer de suspensão – assim o app para de tocar o podcast no tempo estipulado pelo usuário.
O Google Podcasts ganhou também notificações push para o usuário saber quando sai um novo episódio de seus programas favoritos. Outro adicional é o modo escuro. Mas o principal avanço talvez seja o imediatismo para reproduzir os áudios, antes era sofrível.
Porém, o aplicativo não avançou em três pontos: trazer mais informações dos produtores de podcasts; ficar mais interativo; e mais imagético. Algo que será necessário, em especial após o avanço de diversos players no segmento de áudio puxado pela entrada do Clubhouse no setor.
Ainda assim, o aplicativo é um exemplo de como se pode avançar.