A dica de aplicativo da semana anterior do Microsoft Copilot no WhatsApp colocou uma questão em minha mente: como está o Skype (Android, iOS)? Injetaram inteligência artificial generativa no comunicador clássico (que matou o MSN)?

Para minha surpresa, o Skype está vivo, bem, revitalizado e com o Microsoft Copilot integrado ao app. E suas opções de uso são bem mais amplas e mais claras.

Com cards dentro da janela de conversação, é possível:

  • Em educação: pedir para aprender um novo idioma, acessar jogos educativos, conceitos matemáticos, pedir uma análise literária e recordar eventos históricos;
  • Em viagens: pedir itinerário de viagem, dicas de fotografia, informações sobre o câmbio, além de pedir sugestões de locais de férias;
  • Em esportes: entender regras esportivas, pedir análise esportivas, estratégias, entender sobre curiosidades do universo dos esportes.

Cada solicitação tem um tom diferente no texto, como profissional, casual e divertido. Mas as respostas são lentas, mas ainda sim são robóticas. Inclusive nas conversas. Falta um ajuste fino para ter a mesma dinâmica de conversa fluida do WhatsApp, por exemplo.

Além do Copilot, o Skype tem como novidade a aba ‘hoje’ com as últimas notícias e a aba canais, com informações por editorias como tecnologia, ciência, música e futebol.

De resto, o Skype é igual com área para chat, ligações por voz e por vídeo.

Imagem principal: Telas do Skype (divulgação)