Vendeu, vendeu. É festa! Baila tu cuerpo, pegue as instruções em ‘minhas vendas’ e capriche no envio.

Não, ainda é segunda-feira. Mas ainda é festa: fiz minha venda de uma peça de roupa no Enjoei (Android, iOS) e esse foi o recado dado pelo aplicativo. Bailate también, porque darei início à dica de app de hoje.

De um vaso de cerâmica a peças de roupas ou um piano usado, é possível anunciar sua venda – ou ser um comprador – de forma abrangente. Assim que o aplicativo é baixado, é necessário criar uma conta para a busca de algum produto ou para poder anunciá-lo. É como um brechó, porém de maneira virtual, e com uma linguagem interativa e “jovem”.

Para começar a vender, é recomendável o próprio usuário tirar fotos do produto, seja lá o que for, para ter mais chances de venda. No Enjoei, tem duas possibilidades: o app sem nenhum tipo de benefício exclusivo ou o Enjoei Pro, que tem como funcionalidade ajudar o vendedor a comercializar os seus produtos. Ou seja, a plataforma fica totalmente responsável pela gestão das peças que o usuário deseja vender. Como não é o meu caso, não seguirei com este formato.

O aplicativo, no modo comum, vai te dando orientações da seguinte maneira:

  • Dar um título para o anúncio;
  • Depois, inserir uma descrição;
  • Informar se o produto é novo ou usado;
  • Então, selecionar onde o produto se encaixa, com opções para moças, rapazes, crianças, casa&decor, eletrônicos, eletrodomésticos, livros e papelaria, antiguidades, pets, etc e tal;
  • Dentro de cada opção, seguem com mais opções detalhadas. Por exemplo, se meu produto se encaixa em “rapazes”, é preciso dizer em seguida se é um acessório, beleza, calçados, roupas, bolsas ou outros;
  • Em calçados, tem todos os tipos e, se eu escolho bota, exemplificando, o usuário deve dizer se tem alguma marca e qual é o tamanho;
  • Após essa sequência, é necessário colocar o preço;
  • Por fim, o app dá ao cliente duas opções de venda: turbinado ou clássico. No turbinado, o valor é inferior já que o Enjoei amplia seu anúncio na plataforma, enquanto o clássico tem um preço um pouco acima da outra possibilidade – porém, o app gera menos visibilidade.

Se o valor do seu produto é R$ 300, no modo turbinado ficará R$ 218,5. A diferença para o preço original é por causa da comissão de 18% nesta opção, além da tarifa fixa/tabelada. Se eu escolhesse o modo clássico, ficaria R$ 250,25 – a comissão, neste caso, é de 12% e a tarifa também altera. Com isso feito, o app analisa seu pedido para anunciar e, por sua vez, faz a aprovação.

No momento da venda, o aplicativo busca o jetlog mais próximo da sua casa para poder fazer o envio até o comprador. Não sei de casos como um piano, por exemplo. Mas, no meu caso, levou alguns dias até a chegada do produto à pessoa compradora. Sobre o dinheiro, cai poucos dias após feita a compra. E o app avisa: “Ouié, enjubank disponível”, querendo dizer que o dinheiro caiu. Pode ser feito, então, o pedido para resgate do valor disponível no enjubank.

Como compradora, tem inúmeras formas de procurar o produto que deseja, podendo filtrar, como também pesquisar a partir de nomes de marcas mais famosas que o próprio Enjoei gera na página inicial. O usuário consegue conversar com o vendedor e negociar. Ainda não tive muitas experiências, mas para quem gosta de fuçar a variedade de produtos em um só marketplace, lá é o lugar.

O aplicativo é ótimo e intuitivo. Ele une facilmente a pessoa que compra com a pessoa que está vendendo e faz isso de forma bastante automatizada, dando sempre opções para ambos os lados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!