Fim do mês chegando, as contas não fecham e a geladeira parece uma obra da Bienal, um monte de potes de sorvete e tupperware amontoados. Enquanto o salário não cai e com a conta bancária fica sambando mais que a Paolla Oliveira na Sapucaí, a regra é aplicar esses potinhos para a sua própria Lei de Lavoisier:
‘Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’.
Essa norma é mais conhecida dos restaurantes bandejões e self-services por quilo do Brasil afora. Mas também serve para nós dentro de casa, em especial no começo do ano quando o ‘cinto aperta’ com escola, IPVA, aumento do aluguel ou aquela placa de vídeo que comprou na virada de ano.
Veja, o risoto de queijo de ontem pode virar o arancini de hoje. Essas e outras receitas você pode encontrar no app Receitas Globo (Android, iOS). Embora tenha quitutes que são mostrados em programas dos canais Globo, como Mais Você, É de Casa e The Taste Brasil, também há receitas mais simples para se fazer no dia a dia.
Um exemplo que estampa a página principal do app nesta segunda-feira, 26, é um bolo de cenoura de liquidificador. A receita possui sete ingredientes para a massa do bolo e outros quatro para fazer a cobertura. O app traz todo o passo a passo, inclusive com vídeo e informações em texto dos insumos.
O aplicativo também é bem dividido em várias opções de acesso rápido, como: os pratos mais vistos; receitas exibidas na TV e no Mais Você; dicas de alimentação e saúde; e sugestões de almoço para serem feitas em 30 minutos.
Também é possível usar a busca do app, ver vídeos longos e vídeos rápidos (pitadas).
O lado ruim é que o app é um espelho do site, portanto, se a pessoa clica em qualquer link do Receitas Globo, o app direciona o usuário para o site e depois volta ao app. Também sinto falta de uma sessão de “faça pratos com três ingredientes” ou algo do gênero. Além disso, há muita propaganda entre os vídeos.
E uma evolução que a Globo pode considerar é a busca com IA generativa para facilitar o desenvolvimento de receitas com as necessidades do usuário. Um exemplo, acabei de perguntar ao ChatGPT como faço uma mousse de chocolate sem leite e o app me deu a opção de usar leite ou creme de coco no lugar do leite de vaca. Garanto que isso é muito mais valioso do que saber o que a Yasmin Brunet comeu no jantar do Big Brother Brasil – sim, isso está no app Receita Globo.
Fica a lição que a Lei de Lavoisier é bem divertida quando implementada dentro de casa.
Imagem principal de divulgação do Receitas Globo (reprodução: Globo/Google Play)