Quanto menores vão ficando, mais fáceis de perder se tornam os smartphones. Na época dos “tijolões”, era difícil esquecê-los em cima da mesa ou deixá-los cair sem se dar conta; hoje, contudo, isso é praticamente uma rotina na vida dos donos desses nossos inestimáveis (e, por vezes, caríssimos) bichinhos. Foi pensando nesses “distraídos de plantão” que se criou o Plan B, app gratuito para a localização de smartphones perdidos, e compatível com plataforma Android.
O funcionamento do aplicativo é simples: uma vez baixado na Google Play e instalado, o programa manda, instantaneamente, um email de “calibragem” para a conta de email associada ao smartphone. Aí já dá pra ver o esquema de funcionamento: com base no Google Maps e no sistema de rastreamento GPS do celular, o serviço aponta, em um raio de aproximadamente 30 metros, o local onde está o aparelho.
Assim, sempre que o usuário perder o smartphone, é só enviar, do celular de um amigo, a mensagem “LOCATE” para o seu próprio número e automaticamente receberá um email indicando a localização aproximada de seu dispositivo.
A ideia é boa, e funcionou sem problemas por aqui. Pedi para um amigo me mandar a mensagem, e a localização veio imediatamente. Contudo, há algumas notáveis limitações. Primeiramente, o sistema de localização por GPS é ideal para achar itens grandes, como carros, mas no caso de um minúsculo smartphone, um raio de 20 ou 30 metros é demasiado extenso para que o usuário tenha a exata noção de onde está o seu dispositivo. Outra coisa de que senti falta foi um dispositivo de som associado ao app: por experiência própria, posso dizer que 99% das vezes em que o usuário perde o celular, ele o faz dentro de sua própria residência ou ambiente de trabalho; no caso das mulheres, perder o celular dentro da própria bolsa é outro clássico. Assim, um simples “bip” associado ao serviço de localização já seria um enorme facilitador. Nada que uma simples atualização não resolva.