A partir do próximo dia 12 de agosto, o serviço premium do Deezer (Android, iOS) passará a ser cobrado aos assinantes do Meli+, do Mercado Livre, (Android, iOS). De acordo com comunicado enviado aos usuários, o serviço terá 30% de desconto sobre o valor original de R$ 25 e custará R$ 17,43 por mês.
Utilizo o Spotify como o principal streaming de áudio do consumo diário em dispositivos Android, iOS e TV, o Deezer sempre ficou em segundo plano. Logo, a continuidade deste aplicativo como serviço pago não faria o mínimo sentido nas minhas contas mensais.
Fui cancelar, mas tive várias barreiras. Foi aí que enxerguei a necessidade de explicar essa dica de app: como cancelar uma assinatura no Meli+.
É um jogo de empurra-empurra e falta de clareza. Em qual app cancela? No streaming de áudio? No e-commerce? O Deezer empurra para o Mercado Livre. O e-commerce não demonstra um caminho claro em nenhum. Ou seja, há um dark pattern, a técnica de design e usabilidade que dificulta uma ação do usuário.
Deezer no Mercado Livre: como cancelar
Depois de muitas voltas dentro do app do streaming e do e-commerce, descobri que para cancelar é preciso seguir o seguinte passo a passo:
- Abre o app do Mercado Livre;
- Clica em Mais;
- Seleciona Assinatura;
- Entra no card Deezer.
No pé da página, há um link pequeno escrito em azul ‘eu quero cancelar minha assinatura’, quase imperceptível e com letras menores que as demais. É nesse link que o usuário deve clicar para cancelar.
Isso vale para outras assinaturas que deseja cancelar, como Max ou Disney+. Agora, a alteração de um plano assinado pelo Meli+ só pode ser feita pelo desktop.
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time