Uma das principais novidades entre as redes sociais em 2022 é o BeReal (Android, iOS), o 11º app mais baixado entre aqueles de redes sociais no mundo, segundo a Data.Ai.
O BeReal tenta tirar um pouco da maquiagem existente nas grandes redes. Ou seja, é um balde de realidade para terminar com aquela ideia que todo mundo está bem, viajando, passeando, festejando, ostentando ganhos.
Vejam como a questão da plasticidade nas redes sociais é séria. Em 2017, um estudo da Royal Society for Public Health do Reino Unido com 1,5 mil crianças e adolescentes, usuários de Internet e plataformas sociais, indicou que: sete entre 10 jovens sofreram cyberbullying; quatro em cinco disseram que as redes sociais pioraram seus níveis de ansiedade; nove entre 10 meninas se sentiram mal com seus corpos.
Como funciona
A ideia do BeReal é que o usuário poste o seu real momento no dia. Uma única vez, com criatividade e sem vaidades. Dessa forma, a pessoa não perde tempo navegando. Entre as suas claras concepções, a plataforma não quer criar influenciadores (embora tenha programa de embaixadores) e não quer transformar ninguém em celebridade digital. É um app simplesmente para um consumidor se relacionar com seus amigos ou conhecer novas pessoas.
Após se cadastrar, uma notificação do app avisa ao usuário – em horários aleatórios – o que a pessoa está fazendo naquele momento. No app, o consumidor deve tirar duas fotos simultâneas para publicação, uma maior – com o evento que está acontecendo ou participando – e uma selfie menor.
A aba de descoberta (Discovery, no original em inglês) é o melhor exemplo de como o BeReal funciona. Ele capta o momento de uma pessoa, seja cozinhando, estudando, trabalhando, dirigindo carro ou até andando com o cachorro. Entre outras funções de destaque do BeReal estão: reagir com emojis; comentar em publicações (apenas de amigos); ver em um mapa o local dos amigos; e acessar as publicações anteriores.
Não há filtros, propagandas e nem materiais imagéticos com grandes produções. São apenas momentos compartilhados. Ainda assim o BeReal é uma rede social e como a própria companhia alerta nos marketplaces de apps, há risco de vício como em qualquer outra plataforma.