A Lyft aproxima-se em número de usuários ativos diários (DAUs) da Uber, nos Estados Unidos. De acordo com a estimativa da empresa de análise de dados Apptopia, a Lyft tem 49% do market share do país, enquanto a Uber conta com 51%. A análise prevê que a Lyft supere oficialmente a Uber no quarto trimestre de 2020.

A Apptopia explica que as duas empresas crescem de maneira igual, com cerca de 2 milhões de novos downloads por mês. Porém, nos últimos dois anos, a conversão para usuários ativos está mais rápida na Lyft por conta de uma taxa de retenção maior. De janeiro de 2018 a janeiro de 2019, a Lyft cresceu a uma média mensal de 75,5% em DAUs, enquanto a Uber, 49,4%.

Com relação a downloads ou novos usuários, a Uber continua a superar a concorrência. A Lyft teve uma média de 27% menos downloads mensais da Uber (nos EUA) nos últimos seis meses. Ainda assim, a diferença está diminuindo de maneira consistente, tanto em termos de downloads (novos usuários líquidos) quanto na classificação da App Store (visibilidade do consumidor).

media de DAUS por mesA Apptopia associa esse crescimento da Lyft, apesar de a Uber ter mais downloads, à capacidade da primeira em adquirir e reter melhor seus usuários que baixam o app de forma orgânica. Porém, o investimento em publicidade e aquisição de usuários pagos é bastante significativo. Em 2018, a Uber investiu US$ 3,2 bilhões e a Lyft, US$ 567 milhões. No ano seguinte, e analisando apenas três trimestres, a Uber investiu US$ 3,4 bilhões e a Lyft, US$ 620 milhões. Vale dizer que esses números são mundiais. Ou seja, enquanto a Uber opera em 60 países, a Lyft está em apenas dois. A Apptopia estima que 21% a 25% dos usuários da Uber estão nos EUA. Assim, a empresa de análise de dados estipulou que 25% ou mais de sua receita em vendas e marketing vêm dos EUA. Assim, 25% de US$ 3,4 bilhões seriam US$ 850 milhões, um número ainda mais alto do que o da Lyft.

A Apptopia também avalia que, especificamente em dispositivos móveis, os usuários adquiridos organicamente tendem a ter maior retenção e envolvimento do que os usuários adquiridos por meio de aquisição paga.

Fontes da Apptopia avaliam que:

– A retenção orgânica de usuários é mais de 4% superior àquela de aquisição paga;

– Usuários orgânicos criam mais de 12% mais sessões do que usuários adquiridos por fontes pagas;

A empresa de análise de dados acredita, então, que a aquisição e a retenção orgânicas são fator-chave que afetam as taxas de crescimento da Uber, em relação à taxa de download.